- Publicidade -
- Publicidade -
14.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Leitora questiona procedimento na maternidade do Ruth Cardoso

Uma leitora procurou o jornal para relatar uma situação que aconteceu nesta quinta-feira (27) na maternidade do Hospital Municipal Ruth Cardoso: a filha dela, que não será identificada, teve bebê hoje às 7h e até por volta de 11h a criança não havia tomado banho e chegou a defecar em cima da mãe. 

A diretoria do Hospital disse que o procedimento é normal e integra o conceito de parto humanizado, baseado nas diretrizes da Rede Cegonha do Ministério da Saúde. 

Segundo a leitora, que assim como a filha preferiu não ser identificada, o bebê ficou sobre a mãe ‘de qualquer jeito, sem limpar, aspirar, nada’, que a criança estava toda roxa e não havia chorado. Como várias horas se passaram, elas estranharam e procuraram o Página 3 para relatar o ocorrido. 

- Publicidade -

A diretora do Ruth Cardoso, Syntia Sorgatto, foi procurada pelo jornal e disse que o Hospital faz o parto humanizado baseado nas diretrizes da Rede Cegonha do Ministério da Saúde e que uma das diretrizes é o bebê nascer e ter vínculo com a mãe, ‘contato pele a pele’. 

“Para vínculo emocional e para também promover a amamentação. O bebê é limpo com compressas após o parto e colocado no peito e colo da mãe. Após aproximadamente uma hora o pai acompanha e o bebê é levado para uma nova higienização com compressas. Banho preconizado somente após 24 horas, para proteção imunológica e manutenção da temperatura do bebê”, disse. 

Syntia explicou que pode acontecer de o bebê defecar e fazer xixi e que, quando fez o primeiro cocô, a enfermeira já limpou. 

“Depois disso, a mãe foi para o banho e a criança foi na sequência avaliada por pediatra. Está tudo bem, aguardando ser transferida para a maternidade”, acrescentou ela na manhã desta quinta-feira.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -