- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú

Mutirão de especialidades médicas para crianças de Balneário Camboriú neste sábado

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -


A Secretaria Municipal da Saúde promove um mutirão de especialidades para crianças de Balneário Camboriú, neste sábado (24), no Posto de Atenção Infantil (PAI), no Bairro dos Municípios, das 7h às 19h.

O atendimento será com profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia e audiometria. A prevenção de patologias virais em crianças, como as hepatites, também faz parte do mutirão de especialidades. Os pais serão orientados a realizar a testagem nos filhos, caso apresentem algum sintoma, no mutirão das hepatites virais que acontecerá também no sábado (24), no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), bem próximo ao PAI e no Posto Central da Rua 1500.

A hepatite mais comum em crianças é o tipo A, transmitido por meio de alimentos, água sem tratamento e pode estar presente em lugares com baixos níveis de saneamento básico. Os tipos B e C podem ser transmitidos da mãe contaminada para o feto, durante a gestação ou parto.

Geralmente o tipo A não apresenta sintomas em crianças, mas pode se manifestar através de vômitos e diarreia. A hepatite B também pode ser assintomática, principalmente em crianças de baixa idade, ou pode apresentar náuseas, vômitos, cansaço, amarelão na pele, tontura e febre.

- Publicidade -

O vírus C é pouco frequente em crianças.

Nos casos de hepatite A, a maioria das crianças evolui para a cura. A infecção pelo vírus B é a maior causa de doença hepática aguda e crônica.

A principal forma de prevenção altamente eficaz e segura é a vacinação.

- Publicidade -

Atualmente, há vacinas contra o tipo A e B nas Unidades Básicas de Saúde do município. Não há vacina disponível para o tipo C.

Informações: (47) 3267-7092.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -