- Publicidade -
17.7 C
Balneário Camboriú

Oficina presencial e online nesta quarta-feira sobre queda de idosos reforça a importância da prevenção

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -


Para lembrar a importância do Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos (dia 24), a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) programou uma live às 14h30, desta quarta-feira (23), para debater o tema.

A fisioterapeuta Roberta Miranda Dias, Mestre e Doutora em Envelhecimento Humano e pesquisadora sobre prevenção de quedas em idosos, que atua como voluntária na SPI vai comandar a live. Todas as quarta-feiras, às 14h30, ela trabalha este tema em oficina na sede da SPI.

A fisioterapeuta Roberta.
- Publicidade -

“Como quinta-feira é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, faremos uma live na véspera (nesta quarta-feira) para discutir esse tema tão importante. Falaremos como cuidar para não cair. Precisamos conscientizar a população idosa que cair não é normal, cair de maduro só para fruta”, adiantou Roberta.

A neuropsicóloga Sandra Hoffmann participará da live e vai falar como lidar com o medo de cair, que é bem comum entre idosos.

A neuropsicóloga Sandra.

A secretária da pasta, Juliethe Nitz usou um estudo do Ministério da Saúde que demonstra que a cada 15 segundos um idoso é atendido em um serviço de emergência em decorrência de uma queda e a cada 10 idosos que procuram por serviço médico, três deles precisam ser internados.

A secretária Juliethe

“O estudo mostra que entre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente a de fêmur, e traumatismo craniano. Estudos mostram ainda que 30% dos idosos sofrem quedas e 75% destas quedas acontecem dentro de suas residências. Por isso a Organização Mundial da Saúde criou esse Dia Mundial, (24 de junho) e em alusão a esse dia, estamos fazendo essa oficina para alertar nossos idosos e falar sobre ações simples que podem evitar acidentes caseiros, como retirar tapetes soltos, melhorar a iluminação dos ambientes, instalar corrimão nas escadas e barras de segurança nos banheiros”, disse Juliethe.

- Publicidade -

Para participar os interessados devem inscrever-se pelo fone (47) 3267-7054 ou na sede da SPI (Rua 1822, 614).

A oficina será presencial e online e será transmitida pela página da secretaria no Facebook https://www.facebook.com/secretariadapessoaidosa/

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -