- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Rede Feminina no Legislativo para falar sobre Outubro Rosa e a importância da detecção precoce do câncer

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú, Maristela Koche Rigueira, e Darlene De Pieri Pereira, enfermeira da entidade, ocuparam a Tribuna Livre da Câmara Municipal nesta terça-feira (5), para falar sobre o Outubro Rosa e o trabalho da Rede Feminina.

Maristela falou sobre os 20 anos de criação da Rede Feminina em Balneário Camboriú, apresentou estatística dos cânceres de mama e colo do útero e enfatizou a importância da Rede na prevenção destes tumores. 

A enfermeira Darlene descreveu a finalidade da Campanha do Outubro Rosa, falou sobre os instrumentos utilizados na detecção e prevenção do câncer de mama e colo uterino, o acolhimento das mulheres na Rede pelas voluntárias e profissionais da saúde.

“A campanha tem a finalidade de alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de colo uterino, que é uma das principais causas de morte da população feminina, mas quando detectada precocemente tem cura”, disse Darlene.

Como prevenir

- Publicidade -

Darlene apresentou os métodos e técnicas utilizadas na Rede Feminina para fazer a detecção precoce. 

“O auto exame é muito importante, é a mulher se tocar, conhecer suas mamas. Ele deve ser feito sempre após a menstruação ou quando a mama não estiver dolorida, apalpando com as pontas dos dedos como se estivesse tocando piano. Vai sentir que nesta mama existem alguns nódulos que são as glândulas mamárias. Este é o tecido mamário, constituído de glândulas mamárias também. Conhecendo a mama, qualquer alteração será percebida, exatamente porque você se conhece”, recomendou.

Outro método é o exame clínico, feito anualmente pelo médico ou enfermeiro, sempre que for fazer o preventivo.

- Publicidade -

“O terceiro método que orientamos é fazer a mamografia ou o ultrassom, que é um complemento da mamografia. São três maneiras importantes de fazer a detecção precoce da doença”, orientou Darlene Pereira.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -