- Publicidade -
- Publicidade -
26.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Secretária de Saúde alerta para necessidade de Balneário redobrar cuidados por conta da variante Delta

A cidade só tem um caso, mas o governo de SC alertou para os efeitos da transmissão comunitária da variante

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), confirmou na quinta-feira (19) mais sete casos da variante Delta de Covid-19 em Santa Catarina. Agora são 43 em 23 municípios do Estado, sendo 26 autóctones, sete importados e 10 sendo investigados. 

Os números indicam que a variante está circulando no Estado, e a transmissão ocorre independente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente para locais com transmissão da Delta. O Estado também solicitou que gestores municipais e de hospitais chequem estoques de kits de intubação e material de internação em UTIs.   

Só um caso confirmado em Balneário

Em Balneário, só houve um caso confirmado. A secretária de Saúde da cidade, Leila Crócomo, explica que quando fazem o teste de antígeno, que é o teste rápido, não há como detectar com qual tipo de vírus (se é o Delta ou não) a pessoa está. “Por isso, agora estamos intensificando a testagem PCR, principalmente para quem já teve Covid ou viajou para locais com muitos casos da variante Delta. Com o PCR é possível identificar o tipo de vírus, já fizemos muitos testes desse tipo, mas até agora somente um caso foi confirmado. Porém, devem haver mais”, diz. 

- Publicidade -

Mesmo assim, Leila salienta a importância de a população redobrar os cuidados – que, na realidade, nunca deveriam ter sido interrompidos.

“É um vírus que dissemina muito mais rápido, é um momento de alerta, o vírus está circulante. As pessoas não deveriam ter parado de usar máscara, e agora todos os cuidados precisam ser redobrados, como ainda o distanciamento, evitar aglomerações e manter a higiene das mãos”, afirma. 

Vacinados também

A secretária aponta que as pessoas vacinadas também podem se contaminar, e cita o caso de um homem que teve Covid mesmo já tendo tido a doença e estando vacinado. 

“Foi um quadro mais leve, porque a vacina protege exatamente de você ter um quadro grave. Mesmo quem se vacinou, também precisa seguir com os cuidados. 

Vacinação deve avançar para 21+ neste sábado 

Nesta sexta-feira (20) Balneário Camboriú está vacinando os jovens de 22 anos. A expectativa é, segundo Leila, que a vacinação avance para os 21+ neste sábado. 

“Devem chegar novas doses da vacina nesta tarde. Se chegarem, avançamos para 21+ e teremos vacinação neste sábado (21). Está muito bacana a imunização dos jovens, que estão fazendo festa, se fotografando. Isso nos deixa muito felizes e também acaba incentivando os mais velhos que não se vacinaram a comparecerem, isso é muito positivo”, conta. 

Contra gripe também

A secretária aproveita para lembrar a comunidade que a vacina da gripe também segue disponível para todas as pessoas acima dos seis meses, que podem ser imunizadas nas unidades básicas de saúde do município.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -