A vacinação infantil contra Covid-19 começou devagar em todo o país esta semana. De acordo com o Ministério da Saúde são 20 milhões de crianças de 5 a 11 anos para imunizar.
Em Balneário Camboriú não foi diferente: nos três primeiros dias apenas 207 crianças de 5 a 11 anos foram imunizadas.
A secretária da Saúde, Leila Crócomo disse que o município tem aproximadamente 10 mil crianças nesta faixa etária para vacinar, conforme estatística repassada pelo governo do Estado.
No segundo dia, Leila já considerou ‘baixíssima’ a procura, tanto que decidiu reduzir os postos de aplicação e a partir desta quinta-feira (20) a imunização infantil passou a ser feita somente no Posto Central, no Ariribá e Municípios.
Sábado só na 1500
Mas neste sábado, a vacina será aplicada somente no Posto Central da Rua 1500, das 8h às 17h.
Para atrair a criançada e melhorar estes números, a Secretaria Municipal da Saúde programou um show com as palhaças Sollí e Sorella, com músicas e brincadeiras, no Posto Central da Rua 1500, das 14h às 15h.
Além das crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades, maiores de 12 anos que precisam de Primeira, Segunda Dose ou Reforço) poderão vacinar no Posto Central.
Maiores de 12 anos devem apresentar documento de identidade e comprovante de residência.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou apresentar um termo de assentimento por escrito (confira o documento aqui).
É preciso levar documento de identificação com CPF e carteira de vacinação.
Crianças com comorbidades ou deficiência permanente têm que apresentar laudo médico.
Por determinação do Ministério da Saúde a criança que tomou qualquer imunizante da carteira vacinal terá que cumprir intervalo de duas semanas para receber a vacina contra Covid-19.