- Publicidade -
- Publicidade -
18.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Defesa Civil em ‘alerta máximo’ para ocorrências de alagamento e deslizamento em Balneário Camboriú

Situação na cidade vizinha, Camboriú, também é preocupante

É esperada muita chuva para esta quarta-feira (30), devendo dar uma trégua somente na sexta (2), mas com a previsão de tempo instável seguindo pelos próximos dias. Por isso, as cidades seguem em alerta máximo. 

Em Balneário, crianças do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Bom Sucesso chegaram a ser transferidas por conta de infiltrações na estrutura da creche. 

Desde o último sábado (26) vem chovendo diariamente em Balneário Camboriú e região, o que causou a tragédia de Guaratuba (clique aqui).

- Publicidade -

Balneário Camboriú em alerta vermelho

O diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, disse ao Página 3 nesta quarta-feira que o nível do Rio Camboriú está alto, mas que Camboriú vem sendo mais afetada por isso do que Balneário, já que há a questão do Parque Linear, que forma uma ‘barreira’, podendo causar inundações. 

“Mas seguimos monitorando, porque a questão dos rios, com esse excesso de água, pode causar inundações, que é uma de nossas maiores preocupações, junto com os possíveis deslizamentos (na região sul (Interpraias) e em bairros como Praia dos Amores, Ariribá e Nações). Já o Rio das Ostras não ‘incomodou’ mais, desde que fizemos a obra de dragagem, mas seguimos monitorando”, disse.

Rio das Ostras segue sendo monitorado em Balneário; dragagem melhorou a situação e ainda não houve inundações (PMBC)

Ocorrências atendidas

Fabrício aproveitou para citar que com a chuva forte desta manhã de quarta-feira podem ter aparecido pontos de alagamento, mas nada sério. 

“Estamos em alerta máximo para ocorrências. O risco é muito alto. Até hoje à meia-noite estamos com o alerta vermelho para enxurrada, alagamento, inundação, vento e deslizamento”, acrescentou.

Chamou a atenção o atendimento ao NEI Bom Sucesso, localizado no Bairro da Barra, que precisou transferir os alunos para a sede do Projeto Oficinas, também na Barra. 

Por conta da chuva, houve problema de infiltração na creche (rufos e calhas foram danificadas, provocando infiltração no teto), que afetou salas de aula e cozinha.  

“Havia muitas goteiras e fica inviável de ter pessoas ali. Fizemos a vistoria na terça (29) e realmente não tem condição de uso no momento, até que seja feita a manutenção”, pontuou, citando que até o momento não houve nenhum caso de família desabrigada em Balneário, mas que entregaram algumas lonas porque houve alguns destelhamentos e goteiras, etc.

- Publicidade -

Alerta laranja para deslizamentos

Fabrício salientou que desde segunda-feira (28) Balneário Camboriú está em alerta vermelho pelo nível de chuva, mas que até o momento não houve nenhum deslizamento ou inundação (somente pontos de alagamento, mas não causou nenhum problema). 

“Porém, antes estávamos em alerta amarelo para deslizamentos e agora subimos para o laranja. Não houve nenhum ainda, mas estamos monitorando muito, e pedimos que a comunidade que mora perto de encostas, esteja atenta”, completou

Emergências ou qualquer situação que exija o apoio da Defesa Civil de Balneário Camboriú (como risco de deslizamento ou famílias desabrigadas), a comunidade pode ligar para o número do plantão: (47) 99232-4928.

Situação de Camboriú também é preocupante

Camboriú monitorando suas águas (Divulgação/PMC)

Na manhã desta quarta-feira (30) o Grupo de Ações Coordenadas de Camboriú (GRAC) se reuniu com o prefeito Elcio Rogério Kuhnen, em seu gabinete. A previsão é de muita chuva para hoje, podendo ultrapassar 100mm. 

A Defesa Civil alerta os moradores de áreas de risco que há perigo de deslizamentos e alagamentos. As Secretarias de Defesa Civil, Obras, Desenvolvimento e Assistência Social, Agricultura e Comunicação estão em regime de plantão. 

Moradores do Jardim Europa, proximidade com Parque Linear e o Rio Camboriú, algumas regiões do Monte Alegre e atrás da Secretaria de Obras, no Jardim Paraíso, devem ter cuidado redobrado. Evitem sair de casa e estejam atentos à possibilidade de alagamentos. 

Em caso de emergência, moradores de Camboriú podem ligar 199, 193 ou enviar um WhatsApp para o telefone (47) 99288-4392.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -