A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, participou nesta quarta-feira (26) do painel “Construindo Cidades que Promovem a Prosperidade”, no Smart City Expo Curitiba 2025, principal evento sobre cidades inteligentes da América Latina.
Entre os avanços que apresentou, Juliana destacou a Muralha Digital, um sistema de monitoramento para garantir mais segurança à população e aos visitantes da cidade.
A Muralha monitora o tráfego e a movimentação de pessoas em cidades. Ela utiliza tecnologia eletrônica, como câmeras e inteligência artificial (IA), para identificar e notificar veículos suspeitos, roubados ou clonados.
Balneário Camboriú inclusive reinstalou câmeras com tecnologia OCR que estavam sem ser utilizadas, na Secretaria de Segurança.
“Nossa gestão tem como foco tornar Balneário Camboriú uma cidade cada vez mais inovadora, segura e próspera. Estamos implantando soluções que não apenas facilitam a vida de quem mora e investe aqui, mas também consolidam nossa posição como referência em desenvolvimento urbano e tecnologia. Participar do Smart City Expo Curitiba nos permite trocar experiências e reforçar nosso compromisso com uma gestão eficiente e conectada com o futuro”, afirmou a prefeita.
Juliana também falou sobre o Regin 2.0, atualização do sistema de registro de empresas para eliminar entraves burocráticos e incentivar o empreendedorismo.

A criação da Secretaria de Governo, Orçamento e Inovação também foi citada como uma medida para integrar ações e modernizar a gestão municipal.
No mesmo painel foram apresentados cases de outras cidades, como Maringá (PR) e São Gonçalo do Abaeté (MG), que compartilharam suas experiências na promoção de cidades mais inovadoras e prósperas.
A prefeita esteve acompanhada pelo secretário de Turismo, Evandro Neiva, pelo diretor-presidente da BC Investimentos, Fábio Fiedler, e pelo diretor da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), Murilo Sodré.
O Smart City Expo Curitiba 2025 é o maior evento de cidades inteligentes das Américas, segue até sexta-feira (27) na Ligga Arena, em Curitiba, com expectativa de receber mais de 20 mil visitantes.
O tema da sexta edição é “Transformando cidades: Construindo Felicidade”, reunindo especialistas em planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.
O Smart City Expo Curitiba é o segundo maior evento do mundo no seu formato, atrás apenas da edição espanhola.
Em 2024, bateu recorde de público, com 18 mil visitantes, 90 empresas participantes e 180 palestrantes e moderadores, atraindo visitantes de 580 cidades, 50 países e todos os continentes.
Organizado pelo iCities, hub de inovação sediado em Curitiba, o evento conta com a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento global sobre cidades inteligentes, realizado anualmente na Espanha. A Fira Barcelona também promove o World Smart City Awards, uma das principais premiações mundiais do setor, que concedeu a Curitiba o título de cidade mais inteligente do mundo em 2023.