Três guardas municipais de Balneário Camboriú, Rafael Neis (do Pós-crime), Fábio Santana (supervisor do trabalho de rua) e o subcomandante Édio Barbosa, embarcam neste sábado (24) para o Departamento de Xerife do Condado de Broward, nos Estados Unidos, onde farão um ‘intercâmbio’ de oito dias com a polícia municipal de lá, aprendendo como é o trabalho realizado pelos norte-americanos.
O secretário de Segurança de Balneário Camboriú, Antônio Gabriel Castanheira Junior disse que o convite para o ‘intercâmbio’ surgiu através de um amigo seu, que é policial lá, com base no trabalho realizado pela Guarda Municipal de Balneário.
“Nossos três vão para lá e depois três policiais deles vêm para Balneário, mas ainda não foi definido quando. Todo ano a ideia é fazer esse intercâmbio. Eu já havia citado para o Página 3 que estou focado é em interagências, já fomos para Paranaguá (relembre aqui), agora eles vão para a Flórida, vão ter contato com o que há de mais moderno, para trazer para Balneário”, diz.
Castanheira destaca que os benefícios desse ‘intercâmbio’ são vários, já que toda vez que um guarda sai um pouco do ‘habitat natural de polícia’ que vive, ‘expande a cabeça’.
“Estarão vendo coisas novas, vai trazer motivação, levarão a bandeira da nossa cidade para outro lugar. E o mais positivo é Balneário Camboriú ter recebido convite desse país, que é referência em segurança pública. Lá eles têm o modelo de polícia ideal, que é a polícia municipal, que é a guarda. Eles chamam de polícia municipal, mas é a guarda, que é o modelo que defendemos e falamos desde 2017”, afirma.
Os guardas escolhidos foram selecionados, segundo o secretário, por merecimento. Rafael atua no Pós-crime (em dois anos, o departamento atendeu mais de duas mil pessoas – vítimas de crimes em Balneário), serviço que também é realizado nos Estados Unidos, já Fábio se destacou por seu trabalho como supervisor do trabalho de rua dos guardas e Edio é o subcomandante da GM.
“Eles vão ficar 8 dias, a prefeitura que está investindo, será um intercâmbio para trazer coisas para Balneário Camboriú. Não vão passear, é visita técnica, vão fazer imagens, vão ter treinamento de tiro, treinamento com a SWAT, voos de aeronave, vai ter treino na água, vão ver como são as salas de videomonitoramento… o idioma não vai ser barreira porque o policial que os receberá fala português, mas dois deles (dos guardas) falam inglês e um entende. Os três estão muito empolgados e tenho certeza que voltarão com experiências e ideias incríveis para aplicarmos na nossa Guarda. Não tem preço isso, vão trazer muita produtividade”, completa Castanheira.