A Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú (Sectur BC) retomou nesta semana a certificação do programa Selo Turismo Qualificado BC, com a entrega de selos em diversos estabelecimentos da cidade.
Com cinco eixos de atuação, o programa visa estimular a melhoria contínua do setor turístico, com foco em Atendimento ao Turista, Sustentabilidade, Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.

A turismóloga da Secretaria de Turismo, Luciana Vargas, explica que o número de empresas reconhecidas com o Selo, programa instituído no governo do ex-prefeito Fabrício Oliveira, ainda é o mesmo, pois até o momento estão acontecendo renovações (empresas que já tinham o Selo e estão renovando) ou entrega para aqueles que ainda não tinham recebido.
“Então são 32 empresas no Selo Sustentabilidade e 50 no de Atendimento ao Turista. Como houve troca de governo, ainda não tínhamos feito a mobilização para novas adesões, mas o secretário Evandro Neiva já afirmou que vai manter”, diz.
O objetivo do programa Selo Turismo Qualificado BC, uma ação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada, é reconhecer os estabelecimentos cadastrados no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo, e que estão regularizados junto ao órgão, é contemplar ainda mais três eixos com Selos – Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.
Segundo Luciana, o próximo Selo vai ser Acessibilidade ou Segurança Turística, o que deverá ser definido pelo secretário Neiva e será lançado no segundo semestre deste ano.
Para garantir a boa experiência do turista, o programa define critérios rigorosos que os estabelecimentos devem seguir, incluindo, por exemplo, a qualificação dos colaboradores e o uso de tecnologias inovadoras para facilitar o atendimento. A cada ciclo, os estabelecimentos podem conquistar três categorias de selo: Bronze, Prata e Ouro, identificados por estrelas.
Visitas da semana

Nesta semana, a equipe da Sectur visitou locais como o Hotel Centromar, que recebeu a renovação dos dois selos, Atendimento ao Turista e Sustentabilidade e ainda o Hotel Bella Camboriú, que renovou o Selo Sustentabilidade.
A proprietária do Bella, Margot Rosenbrock Libório, disse que a renovação significa ‘fazer parte de algo maior’.
“Aumenta a consciência da equipe de gestão, mas também dos colaboradores, passamos até para os hóspedes a importância da sustentabilidade, eles ficam satisfeitos em ver que o hotel se preocupa com essa questão, afinal vivemos todos no mesmo planeta, dividindo o mesmo espaço e cada um fazendo sua parte”, afirmou.


Como participar
A turismóloga Luciana reforçou o convite para participar do projeto, que é gratuito e aberto a todos os prestadores de serviços turísticos e estabelecimentos de Balneário Camboriú que estejam cadastrados no Cadastur.
Para participar e obter mais informações sobre como se inscrever, basta acessar o site oficial: www.seloturismoqualificadobc.com.br.
Ao identificar um selo na fachada de um estabelecimento, o turista pode ter a certeza de que o local segue rigorosos critérios de qualidade, conduta responsável e boas práticas no atendimento. Com o QR Code presente em cada selo, os visitantes podem obter informações sobre os critérios e categorias alcançadas pelo estabelecimento.