A premiação dos hotéis que participaram da edição 2023/2 da campanha Room Tax, através do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, aconteceu na noite de terça-feira (5), em evento para representantes dos hotéis que participam, ocorrido no Quintal da Pizza.
O hotel que ficou em 1º lugar foi o Palmas Executivo e em 2º o Negrini.
A Room Tax é uma contribuição espontânea para o turismo, uma prática mundial, onde toda arrecadação é destinada aos Convention Bureaux.
Os hóspedes dos 26 hotéis participantes, de Balneário Camboriú, foram convidados a pagar R$ 3,00 por dia (valor por quarto). 20% da Room Tax fica para o hotel e o restante é repassado ao BC Convention, que o investe em ações importantes para a cidade, como captação de eventos, promoção do destino, capacitações do trade e ações de marketing.
A Room Tax é uma receita muito importante para manutenção do BC Convention, e é uma forma do hotel estar associado à entidade e participar das ações sem onerar seu caixa, como explica a vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention e hoteleira, Margot Rosenbrock Libório.
“A Room Tax dá suporte a todo o trabalho que o Convention Bureau realiza, é uma contribuição muito importante para todos os Conventions do Brasil. É uma taxa que os hotéis recolhem e repassam ao nosso Convention. Tem no mundo todo e em várias partes do mundo são valores bem mais altos, mas em Balneário Camboriú é apenas R$ 3,00 por apartamento/dia, onde os hotéis repassam 80% do valor que eles cobram ao Convention Bureau”, diz.
Margot aproveita para citar que é super importante que mais hotéis se envolvam, porque é perceptível que os turistas apoiam a taxa, que por existir mundialmente já é conhecida e possui baixa rejeição.
“Muito raramente alguém se nega, mas se alguém se negar também não é um problema. É uma contribuição voluntária, mas muito importante porque realmente é a grande base da arrecadação e que mantém o nosso Convention Bureau”, pontua.
Hotel campeão
A proprietária do hotel vencedor, o Palmas Executivo, Denise Schweinberg, afirma que fica muito feliz por estar colaborando com o Convention através da Room Tax e salienta que sua equipe não tem dificuldade nenhuma em conseguir cobrar a taxa porque hoje é tudo via sistema.
“A gente programa o sistema, informa a agência, informa o hóspede particular… é uma coisa muito simples. E eu me admiro muito que ainda tem muitos hotéis que não participam. Eu acho que é muito importante, ainda mais sendo um valor que não sai do bolso do empresário, e sim que vem do hóspede para ser investido no nosso destino turístico”, diz.
Confira os hotéis da Room Tax 2023/2
- Arco do Sol
- Slaviero Brut
- Camboriú Praia Hotel
- Centromar Hotel
- Flat Concept
- Hamburgo Palace Hotel
- Gênova Hotel
- HM Plaza Hotel
- Hotel D’Sintra
- Hotel Geranium
- Hotel Melo
- Hotel Pousada Rezende
- Hotel Rosenbrock
- Hotel Bella Camboriú
- Pousada Ponta do Lobo
- Intercity Itapema
- Palmas Executivo
- Hotel Negrini
- Marambaia Hotel
- Mercure Hotel
- Rizzu Marina Hotel
- San Marino
- Sandri City Hotéis
- Santa Inn
- Hotel Vieiras
- Sibara Flat e Convenções.