A segunda fase do programa Selo Turismo Qualificado de Balneário Camboriú inicia nesta terça e segue na quarta (7 e 8), no Hotel Sibara, com o treinamento Sou Balneário Camboriú, focado nos representantes de estabelecimentos, prestadores de serviços, associações e entidades do setor turístico que se inscreveram no segundo Selo, o de Atendimento ao Turista.
O primeiro Selo foi o de Sustentabilidade.
O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques, explica que o curso desta terça e quarta-feira é a primeira capacitação do Selo de Atendimento ao Turista, e que a adesão está bastante positiva – com cerca de 400 participantes ao total (todas as vagas foram preenchidas – 250 na terça e 140 na quarta).
“Vamos formar os participantes, que saberão falar de Balneário Camboriú, as qualidades, vantagens, detalhes. Serão propagadores do nosso município, e acredito que ‘lá na frente’ vamos colher grandes frutos desse projeto, que era uma demanda antiga do trade turístico de Balneário Camboriú, para que possamos melhorar cada vez mais o atendimento ao nosso turista; uma vez que é primordial para um destino turístico ter em todos os seus atrativos a questão do bom atendimento, pois isso fideliza o turista”, salienta.
O tema central do curso (atendimento ao turista) será abordado pelo coordenador do Observatório da Fecomércio SC, André Carvalho, contratado pelo Senac.
A turismóloga Luciana Vargas, da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, falará sobre a cidade.
Haverá também informações sobre os equipamentos turísticos locais.
Passar pelo curso é um dos critérios para estabelecimentos e prestadores de serviços obterem o selo nas categorias Prata e Ouro (o programa disponibiliza as categorias Bronze, Prata e Ouro).
O Selo de Atendimento ao Turista é um reconhecimento àqueles que acolhem com profissionalismo e cordialidade os visitantes.
Em ambos os dias, serão cerca de 1h45 minutos de treinamento. São esperados profissionais da hotelaria, gastronomia, equipamentos turísticos, entre outras áreas.
Velasques acrescenta que o governo municipal entende que a capacitação é primordial porque os turistas normalmente pedem informações aos colaboradores de hotéis, bares e restaurantes e também para os lojistas, ambulantes, etc.
“Estarmos com o Selo de Atendimento ao Turista é um diferencial frente aos outros destinos turísticos, saímos na frente. O programa vem se fortalecendo cada vez mais, com apoio dos empresários da cidade. Lembrando que o Selo de Sustentabilidade continua – inclusive recentemente entregamos mais seis selos”, pontua.
Para conhecer o Programa Selo Turismo Qualificado BC, solicitar reconhecimento e saber quais estabelecimentos já foram qualificados com o Selo de Sustentabilidade, basta acessar o site seloturismoqualificadobc.com.br.
Os próximos três selos a serem lançados serão os de Acessibilidade, Segurança Turística e Medidas Sanitárias.