- Publicidade -
- Publicidade -
27.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Cidade Gentil: Caminhos de Balneário Camboriú para conhecer mais sobre a cidade em três roteiros 

O projeto será desenvolvido em três finais de semana, a partir deste sábado (2)

O projeto Cidade Gentil: Caminhos de Balneário Camboriú apresenta uma série de roteiros turístico-culturais que promovem o caminhar como uma prática cultural e de sensibilização cidadã. 

A partir deste sábado (2) serão realizadas caminhadas guiadas por três roteiros temáticos que convidam a conhecer as paisagens ambientais e culturais de Balneário Camboriú a pé: 

  • roteiro ‘Rios’, percorre alguns dos rios e córregos da cidade, passando por nascentes, matas ciliares, lagoas e foz;
  • roteiro ‘Árvores’, visita algumas das árvores e áreas verdes que se destacam na paisagem urbana;
  • roteiro ‘Praças’, passeia por algumas praças públicas da cidade, seus equipamentos e vivência.

Três finais de semana

Nos três finais de semana, 2 e 3/12, 9 e 10/12 e 16 e 17/12, os participantes serão acompanhados pelo arquiteto urbanista, Gabriel Gallarza, idealizador do projeto, que orientará no reconhecimento da natureza e da cultura que formam a paisagem urbana e fortalecem a conexão da comunidade com seu território. 

- Publicidade -

“As caminhadas são destinadas à população em geral e aos turistas, bem como a todos os interessados em urbanismo, meio ambiente e patrimônio cultural. Acontecerá em ritmo lento, sendo indicada para todas as idades e para múltiplas capacidades de mobilidade”, convidou Gallarza. 

(Foto Marcelo Pereira)

Cidades mais inclusivas e saudáveis

O projeto pergunta ‘Onde vivemos?’ e ‘Como vivemos?’ porque a identidade de um lugar depende de sua apropriação pelas pessoas de forma compartilhada e afetiva. 

Para que as paisagens urbanas consigam consolidar sua essência é preciso que a própria comunidade a vivencie, estimulando a valorização e a preservação destes espaços cheios de significado. 

“A forma de experienciar a cidade influencia nossos hábitos. Quando vislumbramos novas maneiras de ser e de atuar podemos moldar o ambiente à nossa volta e, assim, mudar toda a sociedade”, segue o autor do projeto.

Ele entende que o contexto atual de pós-pandemia trouxe a constatação da urgência em criar cidades mais inclusivas, resilientes e saudáveis, exigindo que se incentive comportamentos mais ativos, focados nas experiências em espaços públicos, na leitura e na transformação consciente destas paisagens. 

“Caminhar pela cidade, no ritmo dos diversos corpos humanos, conecta os cidadãos a seus territórios e suas comunidades, e nos sensibiliza para o entendimento de qual cidade queremos viver”, destacou Gallarza. 

Mas para que as cidades sejam mais gentis, humanas e sustentáveis, elas devem permitir que o caminhar seja fácil e agradável. Circular com conforto e segurança é um direito de todos os pedestres, incluindo crianças, idosos, pessoas com dificuldades de locomoção ou visão, que devem ter sua mobilidade e o acesso à cidade garantidos. 

- Publicidade -

“As cidades caminháveis proporcionam bem-estar, saúde, segurança e a qualidade do ambiente urbano, reforçam os valores de identidade local e o sentido de pertencimento da população com seu território, além de promover aos turistas e visitantes a possibilidade de um olhar mais atento às novas paisagens que estão conhecendo”, salientou o urbanista. 

Três níveis

É possível percorrer cada paisagem temática em três níveis: curto, médio e longo. 

O roteiro curto percorre rotas acessíveis e conta com intérprete de libras e tradutores para o inglês e o espanhol. As caminhadas acontecerão nos três primeiros finais de semana de dezembro.

  • Curto: sábado 2 às 9h – Praça da Bíblia
  • Médio: sábado 2 às 15h – Escola Vereador Santa
  • Longo: domingo 3 às 9h – Câmara de Vereadores
  • Curto: sábado 9 às 9h – Praça Silveira Júnior
  • Médio: sábado 9 às 15h – Escola Vereador Santa
  • Longo: domingo 10 às 9h – Av. Atlântica, 3640 
  • Curto: sábado 16 às 9h – Praça Almirante Tamandaré
  • Médio: sábado 16 às 15h – Praça Almirante Tamandaré
  • Longo: domingo 17 às 9h – Praça Almirante Tamandaré

Inscrições

As inscrições são gratuitas, os interessados podem preencher a ficha de inscrição no link https://forms.gle/aUQrRoV7A4vLYimV9 

Durante as caminhadas serão distribuídos gratuitamente os Guias de Caminhada com as informações dos roteiros. Vamos caminhar pela cidade?

Mais informações pelo WhatsApp 47 9 9163 2317 e no site http://cidadegentil.eco.br/

(Reprodução)

O projeto Cidade Gentil: Caminhos de Balneário Camboriú é uma realização do Observatório de Interações no Ambiente (OiA ), patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da LIC – Lei de Incentivo à Cultura – Edição 2023

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -