A Costa Cruzeiros homenageou as cidades da região, nesta sexta-feira, 08, com um almoço a bordo do imponente Costa Diadema, o maior navio desta temporada que está se encerrando em Santa Catarina.
Normalmente os comandantes trocam placas de homenagens, com prefeitos e outras autoridades, na primeira vez que um navio visita alguma cidade, mas essa temporada, à exemplo da anterior, foi fortemente afetada pela pandemia de Covid-19 e essas solenidades foram adiadas para esta sexta-feira.
A organização do evento a bordo visou também mostrar a preocupação da Costa Cruzeiros com segurança em saúde. Os convidados tiveram que comprovar a vacinação; só embarcaram após negativar num teste rápido de Covid-19 e usaram máscara a maior parte do tempo.
Secretários de saúde de Itajaí e de Balneário Camboriú foram convidados, o que era incomum nesse tipo de evento que costumava aglomerar vereadores para tagarelar, comer e beber.
Os diretores da Costa Cruzeiros confirmaram que continuarão atuando no Brasil, a partir de outubro, quando iniciará a temporada 2022/2023, com expectativa de uma oferta de leitos e faturamento no setor três vezes maior do que a de agora.
Nos bastidores, um dos assuntos foi se Itajaí continuará recebendo navios de cruzeiros após a possível privatização do porto. Existe o projeto de um novo terminal de passageiros, com capacidade para o tamanho atual das embarcações, mas torná-lo realidade ainda parece distante.
Os outros dois destinos de navios na região, Balneário Camboriú e Porto Belo, não são alfandegados e se Itajai sair do mercado, haverá prejuízos ao turismo catarinense.