Lançada em dezembro, a nova marca de Jurerê Internacional reflete tendências que vieram na temporada e um novo momento que começa agora: a construção do empreendimento PURO Brasil Design Living, o encontro da arquitetura e do design em meio a um jardim do escritório de Burle Marx.
Jurerê in_ está passando por uma grande transformação – mas não é só de marca. São mudanças que começaram a ser percebidas por moradores e turistas ainda na temporada de Verão. E agora avançam mais ainda com o início das obras na chamada “Plataforma Zero” do Jurerê Open Shopping, que fica junto ao Il Campanario, onde o projeto da Unique MCA Empreendimentos, PURO Brasil Design Living, vai oferecer um empreendimento residencial e comercial em meio a jardins e espaços que primam pelas cores, padrões e vegetação nativa, “bem brasileira”, concebidos pelo renomado Escritório de Paisagismo Burle Marx.
Enquanto acontecem as obras do PURO, as operações de gastronomia e as atividades culturais e de lazer da Plataforma Zero vão ganhar um novo espaço, a Plataforma Lounge, projeto do Grupo Habitasul, de autoria da MOS Arquitetos. As obras da Plataforma Lounge já foram iniciadas e a inauguração está prevista para o 2º semestre de 2022.
“Estes são os primeiros passos em direção ao projeto Jurerê 2050, que prevê uma nova centralidade e a expansão do bairro de modo sustentável e planejado, com edifícios concentrados e grandes áreas de preservação e convivência com a natureza”, explica o diretor de Negócios do Grupo Habitasul, José Mateus, que destaca também os bons resultados de 2021 e na temporada de Verão dos setores de hotelaria, imobiliário e do Jurerê Open Shopping.
Quem vai a Jurerê in_ já percebe as mudanças na Plataforma Zero. Enquanto são erguidos os tapumes para o início das obras do empreendimento imobiliário e comercial ao lado do Il Campanário, já está bem acelerada a implantação da Plataforma Lounge, próximo ao Passeio dos Namorados, na orla.
“O PURO Brasil Design Living é uma resposta à energia deste lugar. A Plataforma Zero vinha recebendo muitas das atividades sociais e culturais de Jurerê in_ de uma forma responsiva, divertida, acolhedora e democrática, porque é um espaço aberto, público, onde as manifestações culturais organizadas pela administração do OPEN reuniram talentos destacados da cultura regional e nacional e qualquer pessoa da cidade pode frequentar”, diz a gerente de Desenvolvimento Imobiliário do Grupo Habitasul em SC, Lorena Babot, que completa: “Estamos em Jurerê Internacional e precisamos mostrar internacionalmente quem é o brasileiro. As coisas boas que o brasileiro tem, o cultural, a estética, as cores, os padrões, da renda, do mar, da cor da areia, da vegetação exuberante, da música, dos tecidos leves de um país tropical”.
Lorena Babot lembra também que há grande expectativa com relação a duas novas áreas públicas que estão sendo preparadas, o Parque, grande área verde com ciclovias e equipamentos de contemplação, e a Praça São Francisco de Assis, junto ao Templo Ecumênico, ambas em fase de análise e licenciamento.
JURERÊ OPEN SHOPPING
Os primeiros três meses sob a nova marca Jurerê in_, em plena temporada de Verão, também foram de robustos resultados no setor de desenvolvimento imobiliário, no comércio do Jurerê Open Shopping e na hotelaria, com as operações do Il Campanário Villaggio Resort e Jurerê Beach Village.
Nas lojas e hotéis, o bom desempenho registrado acompanhou aquilo que foi apurado pela Pesquisa Fecomercio SC sobre a Temporada de Verão no estado: turistas com maior poder de compra, avanço de novas formas de pagamento, como o PIX e a maior participação dos hotéis entre os meios de hospedagem.
De acordo com Bruno Capistrano, gerente geral do Jurerê Open Shopping, as vendas totais no primeiro mall a céu aberto de Santa Catarina, registraram aumento de 41% de janeiro a dezembro de 2021, mas na chamada “retomada”, de maio a dezembro, o aumento foi de 63%, em comparação aos mesmos períodos de 2019, antes da pandemia. Em comparação a 2020, houve aumento de 34% entre janeiro e dezembro, e de 56% na “retomada”, de maio até o fim do ano. No Verão, os meses de janeiro e fevereiro registraram aumento de 46% nas vendas totais.
O Jurerê Open Shopping ganhou 8 novas lojas e restaurantes em 2021. Tecnologia e inovação também foram destaques, com a implantação de contadores de fluxo, um totem digital na Plataforma 1 e a sonorização ambiente.
HOTÉIS E EVENTOS
As operações do Il Campanario Resort Villaggio e do Jurerê Beach Village também apresentaram bons resultados a partir de agosto de 2021, quando houve um arrefecimento da pandemia, e também na temporada de Verão, de acordo com o diretor de Gestão Hoteleira Samir Miguel. “A ocupação no segundo semestre de 2021 ficou acima do que o mercado esperava e até surpreendeu, com um ticket médio 30% maior nas diárias em janeiro e fevereiro em relação aos valores alcançados em 2020, pré-pandemia”, explica Samir.
“Em fevereiro, a ausência dos argentinos foi coberta por brasileiros com bom poder aquisitivo e, em março, com diárias mais em conta, tivemos um grande afluxo de famílias, casais com filhos em idade pré-escolar principalmente ”, detalha o diretor de gestão Hoteleira. Outro indicador positivo foi com relação aos eventos, que foram os mais afetados pela pandemia em todo o mundo. “No Jurerê Beach Village já tivemos o reinício de eventos empresariais menores, mas há uma grande procura de datas para o primeiro semestre e há meses em que já temos até alguma dificuldade para atender – ou seja, a expectativa é de que este ano possamos superar volumes que tínhamos antes da pandemia”, avalia Samir.
IMOBILIÁRIO
“A procura por imóveis do Grupo Habitasul em Jurerê in_ é constante, seja por unidades prontas como por áreas para futuros empreendimentos”, afirma diretor de Desenvolvimento Imobiliário do Grupo Habitasul, Felipe Moleta. Ele dá como exemplo três terrenos unifamiliares que foram disponibilizados ao mercado no primeiro trimestre. “Houve rápida resposta e chegamos a ter concorrência para a aquisição. Os lotes foram comercializados de forma qualificada, representando a grande valorização imobiliária”, relata Moleta.
Segundo ele, “temos recebido informações trazidas pelos empreendedores locais de que a campanha Jurerê 2050 elevou as expectativas dos negócios em andamento, trazendo um aumento de preços do metro quadrado para as unidades em comercialização ou para revenda”. Moleta destaca ainda a venda em curto prazo de 8 unidades do Jurerê Beach Village e a procura por lojas para locação no Jurerê Open Shopping. “As primeiras movimentações para o início das obras do PURO e o rápido avanço da Plataforma Lounge também criaram uma excelente expectativa para o mercado imobiliário e para os investidores, muitos procurando por novos negócios e também por reservas para os futuros lançamentos”, conclui Moleta.
NOVO MOMENTO
Para o diretor de Negócios do Grupo Habitasul, José Mateus, esse novo momento vivido por Jurerê Internacional “só reafirma o conceito de sustentabilidade que já existia em 1980, quando o empreendimento foi lançado, e avançou ao longo de quatro décadas. Hoje o que o Grupo Habitasul oferece é o resultado de todos esses avanços: nossa missão de transformar lugares em experiências de bem viver, viver bem e conviver, trazendo a natureza para mais perto da moradia. Esta é a essência de Jurerê in_, o novo momento de Jurerê Internacional, que pretende ampliar seus espaços até 2050”.
Lembrando que Jurerê Internacional é uma referência ambiental, urbanística e arquitetônica no Brasil e no mundo, José Mateus destaca que “temos um compromisso com a cidade e com seus moradores. Afinal, é aqui que cotidianamente construímos esse sonho. Por isso, sempre fomos e estaremos cada vez mais ativos e participantes na busca de soluções para os caminhos do futuro de Florianópolis, para torná-la uma cidade cada vez mais sustentável, verde e inclusiva”.