Os primeiros selos de 2024, na categoria Sustentabilidade, do programa Selo Turismo Qualificado BC foram entregues nesta semana pela Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, para duas empresas, a panificadora Tuti’s Pão, na Categoria Prata, e o Hotel Negrini, na Categoria Bronze, e provando que entidades também podem se credenciar – o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau recebeu também na Categoria Bronze.
Além do Selo de Sustentabilidade, que está completando um ano, o programa está executando o segundo Selo, o de Atendimento ao Turista. Serão cinco ao total – os próximos a serem lançados serão Acessibilidade, Segurança e Medidas Sanitárias.
Preocupação ambiental desde que a Tuti´s começou
O sócio-proprietário da Tuti´s Pão, Everton Wegner, comemorou a conquista e lembrou que a empresa já tinha sido contemplada com o selo de Sustentabilidade de 2 estrelas, o que comprova a forte preocupação com os cuidados ao meio ambiente/qualidade dos produtos oferecidos aos clientes.
“Essa é uma mentalidade que existe na Tutis desde a sua criação pelo casal Edgar e Carmen há 50 anos. Edgar logo nos primeiros anos de trabalho identificou que precisava de uma estratégia para lidar/aproveitar os resíduos gerados pela padaria. Fez a compra de uma área rural onde pudesse destinar parte dos resíduos para compostagem, criação de animais entre outras finalidades, retornando com hortaliças, temperos, ovos, e durante certo período, uma vasta produção de laticínios”, comentou.
Everton segue dizendo que atualmente são muitos os tipos de resíduos, principalmente de embalagens que podem ser reciclados, mas que precisam ser separados e classificados para uma correta destinação.
“Aliado a isso existe uma preocupação, por parte da empresa na redução do uso de plásticos, principalmente os‘descartáveis’. Fomos o primeiro comércio de Balneário Camboriú a abolir o uso das sacolas plásticas. Já foram realizadas diversas ações com a distribuição de sacolas de pano para compras”, acrescentou.
Responsabilidade ambiental, dever de todos nós
A hoteleira Andrezza Negrini recebeu o Selo tanto pelo Hotel Negrini, do qual é proprietária, como também pelo BC Convention, já que preside a entidade.
“Vejo que hoje é um dever de nós cidadãos termos responsabilidade ambiental, pensando no futuro, porque fomos os responsáveis pelos problemas de poluição e esse Selo vem para incentivar os empresários e a comunidade, para que cada um de nós foque em buscar contribuir de alguma forma”, diz.
Andrezza antecipa também que tanto o Hotel Negrini quanto o BC Convention também estão em busca do próximo Selo, o de Atendimento ao Turista – inclusive 80% da equipe do Hotel Negrini participou da capacitação presencial realizada pela prefeitura em 2023, o treinamento Sou Balneário Camboriú.
A presidente da entidade aproveita para elogiar a prefeitura pela iniciativa de fazer esse programa, começando pelo mais importante, o de Sustentabilidade, e agora o de Atendimento ao Turista.
“Esse segundo está diretamente ligado a nossa cidade, não só com o segmento da hotelaria, mas também comércio, construtoras, atrativos turísticos, bares e restaurantes, pois bem atender é primordial para a marca de Balneário Camboriú. Mostra que temos cuidado, pois não se trata apenas de receber e sim de como iremos receber os nossos visitantes”, acrescenta.
Programa é permanente
A turismóloga Luciana Vargas, da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, disse que o Selo vem tendo uma visibilidade muito grande no país, sendo um instrumento do município que reconhece as boas práticas, contando inclusive com decreto próprio que o instituiu.
“Não é campanha de governo, não tem bandeira partidária. É um programa permanente. Ficamos mais de um ano estudando, falamos com empresários da área. Não é uma imposição para que os empresários participem e sim um incentivo, pois é algo que os beneficia, já que são pontos valorizados pelos turistas – Sustentabilidade, Atendimento ao Turista, Acessibilidade, Segurança e Medidas Sanitárias”, pontua.
Luciana lembra que agora está fechando um ano do Selo de Sustentabilidade, e que as primeiras empresas que conquistaram serão reavaliadas para saber se continuarão credenciadas ou não (o Selo tem validade um ano).
“Todo ano tem vistoria para renovar. Lembrando que não há uma data x para novas empresas buscarem se credenciar – podem fazer a qualquer momento. Lembrando que se a empresa ou entidade quer subir de categoria, seja bronze ou prata para ouro, é só se adequar, informar a Secretaria de Turismo, e agendar vistoria para verificar”, diz.
Selo de Atendimento ao Turista também está sendo executado
Em 2023, a Secretaria de Turismo realizou o treinamento Sou Balneário Camboriú, que teve a participação de mais de 400 pessoas que atuam no turismo – desde funcionários de hotéis, bares e restaurantes como também comércios, guias de turismo, etc.
“Estamos vistoriando os hotéis e atrativos turísticos que se credenciaram, conferindo se estão cumprindo os critérios. Já percebemos que todos se empenharam muito. Outras entidades, além do BC Convention, como CDL e Sindilojas, também estão nos acompanhando porque entendem a importância do programa”, comenta Luciana.
Treinamento Sou Balneário Camboriú em março
O próximo treinamento Sou Balneário Camboriú deve acontecer em março, para atender mais empresas interessadas em conquistar o Selo de Atendimento ao Turista e também para que os novos funcionários de empresas que já estão credenciadas participem, por conta da rotatividade de equipes. A ideia é que o curso aconteça sempre que existir demanda e não necessariamente apenas uma vez ao ano.
Saiba mais sobre o programa Selo Turismo Qualificado
O programa Selo Turismo Qualificado é uma forma eficaz para turistas identificarem que fizeram uma boa escolha com relação a um estabelecimento ou prestador de serviços. Por meio de um QR Code, que está em cada selo entregue, o visitante pode consultar informações sobre a empresa reconhecida.
Para conhecer o programa, fazer inscrições e saber quais estabelecimentos já foram qualificados, basta acessar o site seloturismoqualificadobc.com.br. Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, pelo telefone (47) 3267-7067.