- Publicidade -
- Publicidade -
24.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

V Fórum MICE discutiu o futuro do turismo de negócios e eventos em Balneário Camboriú

O futuro do turismo de eventos e negócios em Balneário Camboriú foi o tema central do V Fórum MICE, organizado pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que aconteceu no Centro de Eventos Júlio Tedesco na terça-feira (14) reunindo os principais segmentos envolvidos, inclusive da Embratur e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Em seu discurso de abertura, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira falou sobre as potencialidades da cidade e aproveitou para anunciar que a esperada reurbanização da Avenida Atlântica inicia nesta quinta-feira (16), na Barra Sul.

Sobre a importância do turismo de eventos para a cidade, Fabrício disse que o município trabalha para atrair mais investidores e potencializar o segmento. 

Secretário Thiago Velasques, Andrezza Negrini, prefeito Fabrício, Vaniza da Embratur, secretário de Turismo de SC, Evandro Neiva e Djalma Berger, do Centro de Eventos (Foto BC Convention)

“O Convention sempre está na frente, porque não há nada melhor do que você congregar experiências, atores; e essa sinergia de troca de conhecimento, de expectativas, de aprimoramento, faz com que o destino cada vez mais seja aprimorado. Então aqui estão as cadeias de A a Z do segmento do turismo MICE, e isso para nós é muito importante”, afirmou.

- Publicidade -

Localização privilegiada

O secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, salientou que o turismo de negócios, oportunidades, reuniões e corporativo vem crescendo bastante e que Santa Catarina vem se preparando para ‘abraçar’ cada vez mais o segmento, com uma estrutura hoje que não possuíam há alguns anos, tanto no setor hoteleiro, para pequenos e médios congressos e reuniões e eventos corporativos, como ainda com o Centro de Eventos Júlio Tedesco, que é o maior do Sul do país. 

“Balneário Camboriú tem uma rede hoteleira excelente, trazendo uma experiência, e é um município seguro – para o turismo MICE isso é muito importante, o pessoal tem que ter uma experiência segura. A nossa localização também é privilegiada, estamos aí perto dos maiores emissores do turismo de negócios e entre dois aeroportos. O Nordeste trabalhou muito bem essa relação [com o turismo MICE] e Santa Catarina vem trabalhando nesses últimos anos – a ideia do governo é justamente essa, através da secretaria, segmentar as oportunidades de promoção. Nós vamos no próximo ano trabalhar ainda mais forte nisso, promovendo esse mercado tão importante”, informou.

Uma nova realidade

Andrezza Negrini: ‘Mercado Mice exige capacitação’ (Foto BC Convention)

O trade de Balneário Camboriú sonhava com o Centro de Eventos há mais de 20 anos e ter o equipamento para potencializar o turismo MICE é uma realidade ‘fantástica’, como cita a presidente do BC Convention, Andrezza Negrini. 

“Nós estamos aprendendo o que é o mercado MICE em Balneário Camboriú, vejo que isso está totalmente ligado com a capacitação de toda a nossa cadeia do turismo para bem receber esses turistas e eventos. Não é porque temos hoje um Centro de Eventos em Balneário Camboriú que as coisas vão funcionar automaticamente, exige capacitação, e foi muito interessante perceber isso no Fórum MICE, para que as pessoas pudessem compreender o que é esse mercado, que é muito técnico, minucioso e por vezes demorado. Um evento começa a ser captado hoje para ter um resultado, no mínimo, daqui dois anos, mas é um investimento que tem que ser feito e esse Fórum trouxe oportunidade para todos pudessem compreender como é o processo e a importância do segmento”, afirmou.

Turismo de negócios precisa mais incentivo

A Embratur também marcou presença no evento, representada por Vaniza Schuler, que é Gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da pasta. Ela palestrou no V Fórum MICE, onde dividiu experiências e destacou o quanto o turismo de eventos e negócios é necessário e precisa ser mais incentivado, mostrando que mesmo movimentando muito a economia o segmento ainda não é visto como ‘turismo’, porque por ‘existir’ normalmente de domingo à quinta-feira os turistas acabam sendo ‘invisíveis’. 

“Eu vejo que é fundamental que existam iniciativas similares ao Fórum MICE de Balneário Camboriú. Todas as iniciativas que somam são fundamentais, principalmente em destinos que são destinos de referência, como Balneário, que é consolidada no Sol & Mar e busca reforçar agora o destino de negócios, que vem como uma boa solução para a sazonalidade, reforçando a economia”, pontuou.

Estrutura & Base

Como citado pelos participantes, o Centro de Eventos é o ‘pilar’ que reforça Balneário Camboriú e região como destino MICE, já que com sua estrutura pode receber os mais diversos tipos de eventos. 

A gerente comercial do empreendimento Cristine Fabris, disse que a importância do V Fórum Mice para Balneário Camboriú e para o Expocentro reside no fato de que este é um evento onde faz-se uma devolutiva da evolução que o Centro de Eventos e a cidade tiveram da última edição, realizada em 2022, para hoje. 

“Em 2022 abrimos as portas do Expocentro, estávamos com uma série de expectativas,  imaginando o que viria pela frente. Sabíamos que ia funcionar porque o equipamento é fantástico e porque já existia uma gama de serviços que atenderiam as necessidades do Expocentro, mas o V Fórum Mice vem coroar esse caminho de êxito tanto do Expocentro quanto da cidade de Balneário Camboriú, além de trazer grandes nomes do Brasil que trabalham o segmento MICE e que vem nos engrandecer e enriquecer com suas experiências”, explicou.

O V Fórum MICE foi realizado pelo BC Convention, com apoio do Centro de Eventos Júlio Tedesco, Aventura Jurássica, Aventura Pirata, B. Well, Classic Car Show, Costa Verde & Mar, Ecoar Resort, FG Big Wheel, Hotel Plaza Camboriú, Hotel Sibara Flat & Convenções, Litoral Comunicação Visual, Movimenta BC, Oceanic Aquarium, Personalité Eventos, Praservi, Prefeitura de Balneário Camboriú, RB Representações, RRX Eventos, Slaviero Conceptual Brut, Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, Transportes Executivos, Unedestinos e Parque Unipraias.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -