- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Dia da Mulher será lembrado com diversos eventos em Balneário Camboriú

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), criado para lembrar e valorizar as conquistas das mulheres, mas também para debater as tantas barreiras que ainda existem e procurar soluções para elas, seja no combate à violência doméstica como ainda no espaço no mercado profissional e na política. Um exemplo é Balneário Camboriú, que conta com apenas duas vereadoras, Juliana Pavan e Nena Amorim – esta última suplente. 

Para lembrar a data, diversos eventos acontecem na cidade esta semana. Acompanhe abaixo.

Caminhada na Avenida Atlântica

A partir das 8h30 desta quarta-feira, com saída da Rua 2.000 e seguindo pela Avenida Atlântica até a Praça Tamandaré, uma caminhada contra a violência doméstica e em comemoração ao Dia da Mulher. 

- Publicidade -

A secretária de Inclusão Social de Balneário, Christina Barichello, conta que é uma forma de unir as mulheres pela mesma causa, já que muitas sofrem violência e é preciso a união no combate a esse mal. 

“Esperamos pelo menos 1.500 pessoas, mas deve ir mais. Esse foi o número de inscrições que recebemos na Casa da Família. Somente no programa Abraço realizamos mais de 29 mil atendimentos, de 2019 até agora. A faixa etária principal dos casos são mulheres jovens, dos 21 aos 30 anos, e o bairro onde mais ocorrem casos é no Centro – 35%. O maior índice de violência é a física, seguida pela psicológica e sexual. O principal agressor é o parceiro. Temos que combater isso”, diz. 

Saúde da mulher em pauta

Divulgação/PMBC

A Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio da Atenção Básica, está promovendo uma semana especial de ações voltadas ao público feminino, em alusão ao Dia da Mulher. 

Entre as ações, destacam-se as salas de espera em todas as Unidades Básicas de Saúde, mutirões de exames preventivos e ações com diversas atividades para o público feminino. Até sexta-feira (10), todas as Unidades Básicas de Saúde passam a oferecer exames preventivos pré-agendados, das 17h às 19h. Equipes de agentes comunitários de saúde irão, diariamente, dar continuidade ao Programa Sala de Espera, dessa vez com orientações acerca da saúde feminina.

A semana de ações tem encerramento no sábado (11), com um mutirão de exames preventivos pré-agendados, consultas para mulheres e vacinação para o público em geral. 

O evento ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 17h. Para fazer o exame preventivo no dia do mutirão e nos demais dias da semana, a pessoa deve ter cadastro ativo na Secretaria de Saúde e fazer o pré-agendamento na UBS mais próxima. Também é possível fazer o agendamento ao receber visita de agentes comunitários em casa.

Saúde, beleza e atividades físicas

Também acontecem na quarta e quinta-feira (8 e 9), na Secretaria da Pessoa Idosa e no Centro Comunitário do Bairro Vila Real, respectivamente, uma série de ações frutos de parceria entre a Secretaria de Saúde, Fundação Municipal de Esportes (FME) e Secretaria da Pessoa Idosa. Das 14h às 17h, mulheres de toda a comunidade terão direito a serviços de beleza (massagem, unhas, cabelo e sobrancelhas), orientações de saúde e atividades físicas.

- Publicidade -

Diversão e desconto no Oceanic

O Grupo Oceanic está com uma promoção em homenagem ao Dia Internacional da Mulher: até o próximo dia 12 toda mulher vai curtir mais por menos no Passaporte da Diversão. São quatro atrações por menos da metade do valor inteiro: de R$229,60 por R$99,90 (56% de desconto). O Passaporte da Diversão contempla 4 ingressos: Oceanic Aquarium + Classic Car Show + Aventura Pirata + Cinema 3D com realidade aumentada.

CineMaterna

Divulgação

No Balneário Shopping a data será lembrada com uma edição do CineMaterna, a sessão especial de cinema para mães com bebês de até 18 meses, que inicia às 14h. O filme escolhido é ‘Casamento em Família’, uma comédia romântica. Vale lembrar que as dez primeiras mães que chegarem na bilheteria para comprar o ingresso ganham cortesia. 

Exposição fotográfica

Marcio Junior

A exposição ‘You Glow Woman’, do fotógrafo Marcio Junior, será lançada nesta quarta-feira, às 18h30, com show com quinteto musical, no Balneário Shopping. Entre as fotografadas estão a advogada Luana Motta Meneguetti, a designer de interiores Juci Perazza e a fonoaudióloga Sabrina Tolentino, mostrando a diversidade das mulheres brasileiras.

Roda de Conversa

No Instituto Sentir uma conversa sobre a saúde das mulheres (Divulgação)

O Instituto de Psicologia Sentir convida todas as mulheres e suas famílias para uma Roda de Conversa sobre o tema Saúde da Mulher com as psicólogas Hélida Alves e Lenita Novaes. O evento faz parte das homenagens ao Dia da Mulher e será na sexta-feira (10), às 19h, na sede do Sentir, na Rua 1950, num 901, centro.

Mostra Agnès Varda na Arthouse

Divulgação/ArthouseBC

A ArthouseBC preparou comemoração especial para o Dia da Mulher: de 9 a 11 deste mês, às 21h, a Mostra Agnès Varda, com abertura da diretora de conteúdo da Elo Company, Bárbara Sturm nesta quinta (9).

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -