- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú

“De repente me vi dentro de uma redação de jornal…” por Vera Schneider

Memória & Histórias 30 anos JP3

(Equipe de funcionários e colaboradores)

Durante esses 30 anos de jornalismo do Página3, passaram pela redação dezenas de funcionários e colaboradores, esse relato é de um deles.

Recém aposentada como professora de História e Geografia, de repente me vi trabalhando dentro de uma redação de jornal, em 1996, a convite de minha mana Marlise, para atuar numa área completamente estranha para mim, assumindo a função administrativa e financeira do Página3.

Porém, sem me apavorar, assumi o desafio e tive como chefes e orientadores os próprios Marlise e Marzinho, dando-me todo apoio no aprendizado. 

Foi uma experiência incrível, tanto no trabalho como no âmbito social. Conheci muitas pessoas entre funcionários, repórteres, vendedores, comentaristas, colunistas, entre outros.

Trabalhei aproximadamente 9 anos no Página3. Muitas amizades e bons momentos foram vivenciados no dia-a-dia desta jornada.

Me acostumei com termos específicos como: reunião de pauta, diagramação, máquinas fotográficas, revelação de fotos, venda de anúncios, de assinatura, notas fiscais, recibos, anúncios e tamanhos, meia página, ¼ de página, página inteira, edição especial, preenchimento de AP´s (Autorização de Publicidade).

Era um entra-e-sai de repórteres, fotógrafos, vendedores..e então chegava a sexta-feira, dia de ‘fechamento’. Tudo era cronometrado porque o jornal tinha hora para chegar na gráfica e retornar. E muitas vezes, o jornal já estava a caminho da impressão e fatos de última hora provocavam um ‘frisson’ na redação e novas correrias, tinha que mudar a manchete, segurar a impressão…

À noite e às vezes de madrugada o jornal chegava e então entravam em cena os entregadores, etiquetando cada exemplar, para o leitor receber bem cedinho o seu Página3. E quando atrasava, por algum motivo a entrega, começaram as ligações querendo saber por que…

Vivi esta experiência intensamente. E não esquecendo das confraternizações e festinhas de aniversários e em especial a data do jornal, quando sempre acontecia uma comemoração especial.

Hoje aposentada das duas funções acredito que contribuí pelo menos um pouco com o que aprendi, no sucesso do Página3 ao longo destes 30 anos como principal semanário da cidade. Valeu a experiência de vida.

Parabéns ao Página3, atualmente seguindo sua saga de forma online.

(Arquivo Pessoal)

Nota da Redação: Vera Schneider é aposentada e mora em BC

Leia mais matérias sobre os 30 anos do Página3

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -