- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 10:34

Audiência pública discutirá futuro do transporte coletivo em Balneário Camboriú

Será nesta sexta-feira e vereadores esperam casa cheia

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Novo trecho da Avenida Martin Luther foi liberado e terceira obra já foi sancionada

A inauguração do segundo trecho da Avenida Martin Luther aconteceu no domingo (6) e na ocasião, também foi sancionada...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A audiência pública sobre o transporte coletivo em Balneário Camboriú está mantida para esta sexta-feira (25), às 18h30, mesmo com o anúncio da paralisação das atividades (a partir de 30 de novembro) por parte da PGTur Transportes (BC Coletivo), feito na terça-feira (22). (leia aqui)

O anúncio não foi uma surpresa, já que o sócio-administrador da empresa, Rodrigo Gurzinski, havia citado, no início de novembro, que poderiam parar de atuar na cidade se não houvesse ‘reequilíbrio financeiro’ (relembre aqui).

Relembre a situação

A situação da PGTur vem sendo discutida há meses, pois a empresa esperava operar com 5 mil passageiros/dia, e hoje estaria recebendo cerca de 1.800. 

Diante disso, a empresa passou a pedir para a prefeitura da cidade pelo “reequilíbrio financeiro” – algo que não foi previsto na licitação: se trata de um subsídio que chegaria a quase R$ 10 milhões por ano.

Audiência está mantida

A Câmara de Vereadores acompanha de perto o assunto e chegou a criar a Comissão Parlamentar Especial de acompanhamento do transporte público municipal e anunciou na semana passada uma audiência pública para esta sexta-feira (25), para discutir com a comunidade a situação posta. 

- Continue lendo após o anúncio -

O relator da comissão, vereador André Meirinho, disse que a audiência está mantida e salientou que pode vir a ser ainda mais importante, já que os moradores poderão ficar sem transporte público novamente [durante a pandemia, quando a Expressul abandonou o serviço, a cidade ficou mais de 600 dias sem ônibus, com a PGTur assumindo o contrato via cessão ainda em 2021]. 

“De certa forma, o anúncio não foi uma surpresa, pois já haviam anunciado que, se não houvesse reequilíbrio econômico, parariam. Por isso, vejo que é muito importante a audiência desta sexta, e esperamos plenário cheio. A situação [comunidade ficar sem transporte] é preocupante. Como comissão, queremos tentar achar uma solução: vão fazer nova licitação? Se sim, é preciso prever integração regional, facilitando ajustes na região metropolitana. Eu entendo que o subsídio por parte da prefeitura é importante, mas precisa ser citado antes do contrato, tanto que o diretor do BC Trânsito, Ricieri Ribas, disse que não seria possível, pois não estava na atual licitação”, explicou Meirinho.

Publicidade pode ajudar

O vereador pontuou ainda que há meios já discutidos para auxiliar a futura empresa que assumirá o transporte coletivo da cidade, como a publicidade externa dos ônibus (já utilizada pela PGTur) e ainda nomes das linhas (exemplo, linha para as praias se tornar ‘Linha Coca-Cola Interpraias’) e nos pontos de ônibus. 

“Existe lei que permite, mas é preciso dedicação do governo, para fazerem a conta fechar no seguinte sentido: pensando de forma metropolitana, com receita possível, e ainda oferecendo o subsídio, pois ainda poucos moradores utilizam ônibus em Balneário”, disse.

Contratação emergencial

Meirinho aproveitou para lembrar que é preciso que a prefeitura faça contratação emergencial de ônibus até que a licitação seja realizada – o que não deve acontecer ainda neste ano. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Para não deixarmos a população sem transporte, ainda mais no verão, e então abrir a nova licitação. Sei que não se resolve esse assunto da noite para o dia, por isso precisamos contratar emergencialmente. A comissão ainda não finalizou o relatório, que será entregue em dezembro, e por isso é tão importante a comunidade participar na audiência desta sexta, pois queremos ouvi-los, ainda mais agora”, comentou.

Transporte público regional

Outro assunto debatido há muito tempo é a integração do transporte coletivo de toda a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). Meirinho pontuou que o próprio Consultor em Gestão da AMFRI, João Luiz Demantova, falou que existem conversas da entidade com o Governo do Estado para dar autonomia ao transporte regional, através da criação de um ‘ente’ para cuidar desse assunto, já que a viabilidade do sistema depende disso. 

“Seria um órgão que os municípios delegassem ou que fosse feito um consórcio dos municípios para contratar, mas Balneário pode aproveitar o atual momento e já prever na futura licitação o transporte regional. Em grandes capitais, como SP e RJ, o transporte é trabalhado de forma metropolitana, e a questão é a gente encaminhar dessa forma o passo a passo”, acrescentou.

BC Trânsito

O Página 3 procurou o diretor da autarquia BC Trânsito, Ricieri Ribas, que informou que a prefeitura emitirá uma nota sobre o assunto ainda hoje (quarta-feira, 23). 

No início de novembro, quando a PGTur informou que poderia paralisar o serviço, Ricieri disse que a prefeitura queria que a empresa continuasse atuando, desde que mantivesse a legalidade jurídica, mas que entendiam que isso só aconteceria se fosse viável financeiramente. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Ficará a critério deixar a cessão ou não. Se isso acontecer, iniciaremos a contratação de serviço emergencial e faremos posteriormente nova licitação, para não ficarmos sem transporte público”, disse na ocasião.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas