- Publicidade -
- Publicidade -
25.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Mais alto mural de street art do mundo é entregue em Balneário Camboriú

O mais alto mural de street art do mundo foi oficialmente entregue, nesta terça-feira (7), em Balneário Camboriú, na lateral do Edifício Cosmos, na Avenida Atlântica da cidade e com 111 metros de altura. 

(Foto Renata Rutes)

Em cerimônia para imprensa e convidados, foi possível ver o mural (que será 100% finalizado nos próximos dias) e que foi pintado pelo artista macaense Marlon Muk, através da parceria entre a construtora Embraed e a Open Street Gallery (saiba mais aqui).

#cidadeincomparavel: Embraed quer inspirar outras empresas

A presidente do Grupo Embraed, Tatiana (Renata Rutes)

A presidente do Grupo Embraed, Tatiana Rosa Cequinel, destacou que viu Balneário Camboriú crescer, lembrando que sua cidade natal era uma simples área para verão, mas que a família dela já sabia do potencial e aqui investiram. 

- Publicidade -

Tatiana disse que o objetivo da Embraed sempre foi valorizar espaços urbanos e que a arte permite isso, por esse motivo apoiam a Open Street Gallery com o projeto #cidadeincomparavel, que compreende o painel do Edifício Cosmos e ainda  da lateral do Corpo de Bombeiros da cidade. 

“A arte é muito sentimental, traz muitos benefícios e nosso objetivo é incentivar que outras empresas valorizem a arte, sempre estamos ligados nisso e trouxemos de uma forma mais efetiva, através do apoio à Open Street Gallery. O Marlon foi uma escolha maravilhosa, trouxe a ave símbolo da cidade, a saíra-azul, para eternizar nessa pintura. O graffiti é arte que tem capacidade de expansão, sendo visível de muito longe e uma expressão de sentimento que impacta. Estamos estudando inclusive instalar uma iluminação na lateral do Cosmos para o pessoal poder ver o mural à noite”, disse. 

Parceria poderá ser expandida 

Ao Página 3, ela comentou que a construtora segue ligada à arte e que, apesar de ainda não terem projetos futuros já definidos com a Open Street Gallery, cogitam expandir a parceria, um exemplo seria pinturas em outros prédios da empresa, como nas áreas de lazer dos empreendimentos. 

“Haverá uma evolução dessa parceria, e o nosso papel é incentivar que outras empresas também façam isso, pois há muitas paredes em Balneário que podem receber murais e precisamos disso, de mais arte… as pessoas precisam vivenciar mais isso”, acrescentou.

“Materialização do nosso sonho”

O diretor da Open Street Gallery e arquiteto, Murilo Trevisol, agradeceu à Embraed por acreditar nos talentos e por querer transformar os locais da cidade. 

“A arte desperta relações, causa um impacto na vida das pessoas e no contexto urbano. Para nós a parceria com a Embraed vem com uma valorização, e mostra que ela é uma empresa antenada nas mudanças que o mundo  exige para termos uma cidade mais próxima de sua humanidade. O mural é a materialização do nosso sonho, junto da Embraed, que tem mais de 50 anos de história, profissionalizando o trabalho artístico-cultural, com uma obra dessa magnitude, que exigiu muita experiência e preparo”, explicou, citando que em 2023 terão mais projetos, tanto em Balneário quanto em outras cidades pelo Brasil, incluindo o estado natal do artista que fez a obra, Marlon, que é do Rio de Janeiro.

O autor do mural, Marlon (Foto Renata Rutes)

O artista responsável pelo mural, Marlon Muk, disse o quanto está honrado e feliz em fazer parte desse momento, já que a arte dele e Balneário entram juntas para a história da street art por ser o mural mais alto do mundo. 

- Publicidade -

“Sou artista desde 1997, ouvi muitas vezes que não havia diferença entre o graffiti e pichação, e chegar aqui, agora, é a consagração de tudo que vivi. Me sinto honrado e feliz”, comentou.

A presidente da Fundação Cultural, Denize (Foto Renata Rutes)

A presidente da Fundação Cultural da cidade, Denize Leite, esteve presente no momento e pontuou que o mural foi um grande presente para Balneário e que ‘reverbera’ o município para o mundo, já que um recorde foi quebrado. 

“Balneário convive e valoriza a arte e seus espaços urbanos, e queremos ser exemplo para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -