Balneário Camboriú é conhecida por suas artes urbanas, através do movimento Open Street Gallery, e esta semana até ganhou um Museu a Céu Aberto (saiba mais aqui), mas na contramão estão as pichações, que também se espalham pela cidade e são consideradas vandalismo.
A Secretaria de Obras, através da Equipe do Capricho, que conta com pedreiros e pintores, vem trabalhando contra isso.
Trabalho é para pedir que vândalos parem de pichar
Não é de hoje que o secretário de Obras de Balneário, Osmar de Souza Nunes Filho, o Mazoca, demonstra preocupação e reclama das pichações pela cidade.
Diante disso, ele explica que estão intensificando os trabalhos, já que pichações não combinam com o município.
“Com esse trabalho intensificado estamos tentando pedir que os vândalos parem. Os moradores também estão nos ajudando e estão pintando muros, prédios e lojas, porque a nossa cidade não aceita essa cultura. Temos a cultura do graffiti e apoiamos, mas não da pichação”, afirma.
Mazoca salienta que a Equipe do Capricho está diariamente limpando e pintando pontos vandalizados.
“Sabemos que é difícil acabar com a pichação, mas queremos. Infelizmente, hoje picham em todo lugar, no Centro, nas praças, em postes, muros, caixas de energia e de sinaleiros… são vários alvos”, acrescenta.
Pichações por toda a cidade: dois funcionários atuam diariamente na limpeza
O chefe da equipe do Capricho, Jedson Cardoso, o Beto, pontua que há funcionários que trabalham apenas na limpeza das pichações, para ‘atacar’ esses locais vandalizados.
“Tem dois servidores que, todos os dias, saem para fazer esse tipo de serviço. São painéis de semáforos, postes, bancos, praças, muros… tudo o que você imaginar de mobiliário urbano estão sendo pichados. O trabalho tem sido continuamente, porque a ideia é que, se picharem à noite, já vamos limpar e corrigir pela manhã”, informa.
“Amenizamos muito esse efeito horroroso”
Beto conta que, infelizmente, a pichação acontece ‘em toda parte’ da cidade, seja nas principais ruas e avenidas, como nas praças, parquinhos.
“Todos esses espaços, sem contar os particulares, têm sido alvo desses contraventores, que insistem nessa prática e vêm manchando, literalmente, a cidade. Nossa equipe apaga com solventes removedores ou pinta em cima das pichações. É certo que na totalidade não conseguiremos vencê-los, mas com certeza amenizamos muito esse efeito horroroso das pichações, para deixar a nossa Balneário sempre sendo Balneário, encantadora aos olhos e corações de todos que moram e aqui vêm”, completa.