- Publicidade -
21.9 C
Balneário Camboriú

Capim limão

Também conhecido como capim-santo ou capim-cidreira, o capim-limão é uma erva que pode ser usada de diferentes maneiras, desde tempero para alguns alimentos, agregando um perfume inconfundível ao prato, até na forma de óleo essencial (Lemon Grass) utilizado com finalidade medicinal e terapêutica. O chá é uma das formas mais comuns de usar o capim-limão, proporcionando vários benefícios, além do sabor.

Planta originária da Índia, hoje aclimatada a quase todos os estados brasileiros, seu nome científico é Cymbopogon citratus (DC) Stapf.  e pertence a família das Poaceaes. Você pode conhecer também por outros nomes populares como Capim-Cheiroso, Capim-Cidrão, Capim-Cidreira, Capim-Cidró, Capim-De-Cheiro, Capim-Marinho, Capim-Membeca, Capim-Santo, Chá-De-Estrada, Citronela-De-Java, Erva-Cidreira, Falsa-Erva-Cidreira, Patchuli, Patchuli-Falso, Sidró, Vervena…

As Partes usadas são: folhas, rizoma e raízes frescas ou secas.

O capim-limão é uma planta que forma grandes touceiras e apresenta folhas verde-claras muito cheirosas, ásperas, estreitas, longas e cortantes. A folha, quando amassada, exala um forte cheiro de limão e permanece mais ereta que a citronela, com a qual é comumente confundida. O florescimento é raro e as flores, eventualmente formadas, são estéreis.

Embora muitas de suas aplicações tenham origem popular, vários efeitos benéficos atribuídos ao capim-limão já foram comprovados cientificamente. O principal exemplo disso é a propriedade antimicrobiana do óleo dessa planta sobre o Helicobacter pylori, a bactéria causadora da gastrite.

Rico em nutrientes, o Capim limão é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro. Contém antioxidantes, flavonoides e compostos fenólicos, todos benéficos para a nossa saúde .

Seus principais constituintes são o citral, composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos, e o mirceno, responsável pela ação analgésica; outros cinco de seus componentes possuem o poder de inibição da coagulação sanguínea.

Muito se fala sobre suas propriedades, mas afinal, para que serve o capim-limão?

Antes de falar dos benefícios dessa planta magnifica, é importante saber que o uso de capim-limão pode causar efeitos colaterais e possui contraindicações, como:

  • Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
  • Pode potencializar o efeito de medicamentos sedativos;
  • Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação; evitar uso em pessoas com pressão baixa
  • Não deve ser utilizado durante a gravidez, pois a erva estimula o útero e o sangramento menstrual.
  •  

Toxicidade: A Escola paulista de medicina e uma Universidade na Nigeria realizaram estudos  sobre sua toxicidade e atestaram ser uma planta segura nas dosagens terapêuticas.

Propriedades medicinais: sudorífico, sedativo, carminativo, antiespasmódico, refrescante, emenagogo, antitérmico, relaxante muscular, ansiolítico, antiálgico, antibacteriano, anticonvulsivo, antidiarreico, antidisentérico, anti-histérico, antipirético, antirreumático, aperiente, aromatizante, estomacal, bactericida, béquico, depurativo, digestivo, diurético, lactagogo, estomáquico, expectorante, febrífugo, fungicida, hepatoprotetor, miorelaxante, repelente de insetos, vasodilatador, béquico, antiemético, antitussivo, antidepressivo, antimicrobiano, nervino, adstringente e ainda é um inseticida.

Diversos estudos na UNESP  apontaram o Capim-limão como ansiolítico, em  tratar doenças cardíacas, para aumentar o tempo de sono e evitar crises epiléticas.

Como antibiótico, foi testado na índia tendo ação eficiente contra muitas bactérias. O Capim-limão ainda aumenta a eficiência de antibióticos convencionais e se você tem bactérias resistentes a antibióticos utilize junto o chá de capim limão.

O extrato hidroalcoólico (tintura) do capim-limão tem capacidade superior a violeta genciana para combater candidíase oral.

A tintura também tem excelente ação anti-inflamatória para os pulmões, reduz a formação de catarro e age como expectorante.

Uma pesquisa na India mostrou que o pó em capsula foi mais eficiente que outros medicamentos convencionais para tratar febres altas.

Nos casos de malária e febre amarela, seu extrato também mostrou grande eficiência.

O suco desta planta demonstrou  ação inseticida como anticarrapato e anti-traça.

Indicações (Uso interno):

Sistema Gastrointestinal: tônico da mucosa gastrointestinal, vômitos, diarreias, gases, cólicas intestinais, dor estomacal, espasmo intestinal, gastralgia, indigestão, infecção digestiva e em úlceras. Protege as paredes do estômago, evitando a gastrite e prevenindo ulceras gástricas.

Sistema Urinário e Genital: cólicas menstruais e na inflamação da bexiga.

Sistema Respiratório: tosses, catarro (inclusive crônico) e em infecções das vias respiratórias.

Sistema Cardíaco, Sanguíneo e Circulatório: reduz as taxas de colesterol LDL (ruim) aumenta o HDL (bom) sem inteferir nos índices de triglicérides e em casos de pressão alta.

Sistema Imunológico, Nervoso e Linfático: nervosismo, histerismo, ansiedade, diminuir atividade motora, resfriado, neuralgia, estresse, viroses de curta duração com febre e gripes.

Sistema Musculoesquelético e Conjuntivo: espasmo, lumbago e no reumatismo.

Sistema Renal: distúrbio renal e nos problemas dos rins em geral.

Outros distúrbios: febres, insônia, aumenta secreção láctea (sua utilização na gestação e lactação estimula produção de leite materno), cefaleia, dor de cabeça e ainda em dor de garganta.

Indicações (Uso externo):

Pele e unhas: feridas, eczemas, manchas e sardas, celulite, limpeza de pele e na limpeza de peles oleosas.

Cabeça e face: conjuntivite e limpeza de cabelos.

Cavidade bucal: limpeza dos dentes e gengivas.

Músculos, ossos e articulações: contusões, dor muscular, entorse, tensão muscular, lumbago e é um tonificante muscular.

Outros distúrbios: estimulante da circulação.

Indicações para uso externo de partes específicas da planta:

Óleo essencial – fungos, poros dilatados, acne (usar diluído), pediculose, pé de atleta, sudorese excessiva, exaustão nervosa e alivia efeitos do jet lag (desconforto no ritmo biológico causado pela troca de fuso horário).

Indicações pediátricas: o capim-limão é um digestivo infantil e ainda pode ser utilizada nas demais indicações para adultos nas doses recomendadas a cada faixa etária.

Aromaterapia: o óleo essencial é um maravilhoso estimulante da circulação e alivia inflamação artrítica e dor das juntas. Tem ação fungistática sobre alguns fungos dermatogênicos humanos (Trichophyton rubrum, T. mentagrophyres e Microsporium canis) e que infectam sementes de cereais (Aspergillus e Penicillium), é repelente de mosquitos e serve como desodorante natural. A essência é amarelada, aromática e ardente. Considerada uma nota perfumística de saída com persistência forte. Sua fragrância pode ser descrita como fresca, cítrica e terral.

Uso Veterinário: o óleo tem ação irritante sobre a pele de animais.

Lembrando sempre que, as informações contidas nessa coluna têm caráter informativo, portanto não são utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. É de extrema importância que você converse com o profissional de saúde que te acompanha sobre a possibilidade de incluir as plantas medicinais no seu tratamento e nenhum tratamento médico ou uso de medicação química deve ser interrompido ou substituído abruptamente pelo uso de plantas medicinais. Crianças, idosos e gestantes exigem cuidados e dosagens específicas sob algumas plantas. Consulte sempre um profissional da área.

As informações completas sobre as plantas, terapias e dicas importantes sobre tratamentos naturais, estarão sempre disponíveis na página da @banho.de.mato no instagram, mas você também pode me consultar no whatsapp sobre outras plantas e tratamentos naturais, ou enviar sugestões para as próximas publicações.

Gratidão e o desejo de saúde e bem estar a todos!

Banho de Mato – Um cuidado que vem da natureza      

Luciana Andrea – Terapeuta Natural – 47)99997.8889

- Publicidade -
Luciana Andréa
Luciana Andréa - terapeuta em construção, apaixonada pela natureza, aprendiz do conhecimento e da vida.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: