- Publicidade -
15.2 C
Balneário Camboriú

Como está sua pressão arterial?

Você sabia quer pode controlar sua pressão com produtos da sua despensa e plantas medicinais?

Primeiro vamos entender a doença, que afeta cerca de 10 a 20% da população brasileira, alcançando até 50% na população idosa e é caracterizada pela elevação da pressão arterial com valores superiores a 13 por 8,5.

As alterações provocadas pela pressão alta na estrutura dos vasos também aumentam o risco de ocorrência do acidente vascular cerebral, de doenças nos rins e no coração. A hipertensão pode reduzir a expectativa de vida dos pacientes em até 40% se não for controlada adequadamente.

Causas e Sintomas:

A maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma, justificando a denominação de doença “ assassina ” silenciosa para a pressão alta.
As queixas, quando presentes, são de dor de cabeça, principalmente na nuca, tonturas, zumbido no ouvido e sangramento nasal. Estes sintomas são mais frequentes nas crises e são causados por aumento abruptos dos valores de pressão arterial.

Já sintomas de palpitações, dor no peito, falta de ar e inchaço, sugerem comprometimento cardíaco e maior gravidade da doença.

A doença não possui uma causa conhecida na maioria das pessoas. Em cerca de 10% dos casos, porém, existem alguns fatores que parecem estar diretamente relacionados com a instalação da hipertensão. Entre eles, ressaltam-se os problemas endócrinos e renais, a gravidez, o uso de alguns medicamentos como anticoncepcionais, anti-inflamatórios não hormonais, descongestionantes nasais, antidepressivos, corticoides e moderadores de apetite.

Além destes, a exposição de algumas drogas, como cocaína, bebidas alcóolicas e cigarros, também esta associada à hipertensão. A obesidade está fortemente vinculada com a doença, especialmente considerando-se a gordura abdominal, a ponto de a perda de peso corporal ser uma maneira bastante eficaz de eliminar os níveis da pressão arterial.

Da mesma forma, o consumo excessivo de sal em indivíduos geneticamente predispostos pode aumentar os valores da pressão arterial.

Tratamentos e Prevenção

O tratamento visa manter a pressão arterial abaixo de 13 por 8,5, e o paciente sem sintomas. em algumas doenças como diabetes recomenda-se níveis menores ainda, próximos ou abaixo de 12 por 8,0.

A princípio, mudanças na dieta com perda de peso e a prática de exercícios físicos regulares estão indicadas para a grande maioria dos pacientes, sendo estas medidas consideradas praticamente obrigatórias.

O tratamento deve ser monitorado regularmente pelo médico, que determina a medicação mais indicada de acordo com a gravidade e fatores de risco de cada paciente. Assim como ocorre na prevenção de várias doenças cardiovasculares.

Como a hipertensão é geralmente uma doença assintomática, recomenda-se que toda pessoa, a partir dos 40 anos, visite um clínico ou cardiologista para a avaliação da pressão arterial e do estado geral de seu coração.

Mas você sabia que não precisa recorrer a medicamentos para tratar sua pressão?

Na sua geladeira e na sua despensa você certamente tem os produtos necessários para um tratamento e controle da sua pressão arterial, mesmo os que já fazem uso de medicamentos há anos, podem se beneficiar deste tratamento natural e a medida que sua pressão vai regularizando, consegue desmamar os medicamentos e se livrar de efeitos colaterais que os mesmos possam apresentar.

Vou deixar uma, das muitas receitinhas naturais que tenho no ”Programa de controle da hipertensão”, simples e super eficiente para quem precisar, já ir aderindo.

Suco de beterraba

(Reprodução/Freepik)

Em estudos anteriores, cientistas da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, mostraram que essa receita conseguiu derrubar a pressão em 1hora após o consumo, por conter óxido nítrico em sua composição a beterraba atua como vasodilatador.

Sugestão: 1 beterraba, ½ xuxu e suco de 1 limão, 200ml agua) beber pela manhã ou em horários que seu pico de pressão estiver mais elevado.

Também é importante incluir na dieta alimentos diuréticos, como a melancia, o abacaxi, o pepino e a salsa, por exemplo, além de aumentar o consumo de água, já que isso ajuda a eliminar a retenção de líquidos através da urina e a regular a pressão arterial.

Além disso, as pessoas que sofrem com a pressão alta devem aumentar o consumo de água, bebendo 2 a 2,5 litros por dia,(medida é de 30ml a 33 ml por kg corpóreo);

Assim como aumentar a prática de atividade física regular, como caminhar ou correr, pelo menos 3 vezes por semana.

Existem muitas plantas cientificamente comprovadas que, usadas de forma e dosagem correta, podem te auxiliar nesse processo de controle da pressão arterial, sem riscos de efeitos colaterais.

Quer iniciar um tratamento de desmame gradual e seguro das drogas alopáticas para hipertensão?

As informações completas sobre as plantas, terapias e dicas importantes sobre tratamentos naturais, estarão sempre disponíveis na página da @banho.de.mato no instagram, mas você também pode me consultar no whatsapp sobre outras plantas e tratamentos naturais, ou enviar sugestões para as próximas publicações. Gratidão e o desejo de saúde e bem estar a todos!

Banho de Mato – Um cuidado que vem da natureza
Luciana Andrea – Terapeuta Natural – (47) 99997.8889

- Publicidade -
Luciana Andréa
Luciana Andréa - terapeuta em construção, apaixonada pela natureza, aprendiz do conhecimento e da vida.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -