- Publicidade -
18.6 C
Balneário Camboriú

Embaúba

Você já deve ter visto várias dessas árvores por aqui e nem se deu conta de que ela pode te oferecer um poderoso remédio contra hipertensão, hiperglicemia…

(Foto Arquivo Pessoal)

Seu nome científico é Cecropia pachystachya, mas a Embaúba também é conhecida popularmente por árvore-da-preguiça, pau-formiga, pau-de-lixa, imbaúba. Do Tupi-guarani: embaúba vem de ambay que significa árvore de tronco oco.

A EMBAÚBA é uma planta típica da flora da América do Sul e Central. Atrativa para fauna, ela oferece alimento para diversos pássaros, morcegos e animais como macacos, tamanduás e bicho preguiça que se alimentam de suas folhas e frutos.

(Foto Natureza em Debate/Mauricio Alberto Correa Perez)

Ela também é morada para vários tipos de insetos como as formigas, ou seja, no interior de seu tronco oco vivem colônias de formigas do gênero Azteca, que têm uma relação considerada mutualística (onde ambas as partes se beneficiam), pois em troca de abrigo e alimento, as formigas protegem as embaúbas contra o ataque de insetos que irão destruir as folhas e contra plantas trepadeiras.

(Foto Wikipédia)

As embaúbas necessitam de muita luz, por este motivo são encontradas principalmente em bordas de matas, ao longo de estradas e trilhas e em clareiras antrópicas, também chamadas clareiras naturais. Sua madeira é muito leve e empregada para confecção de flutuadores, jangadas, salto de calçados, brinquedos, lápis, palito de fósforo, aeromodelismo, forros, pólvora e pasta celulósica. As folhas são ásperas, como lixas, que se empregam para polir madeira, e a casca é dotada de fibras muito resistentes utilizada para a confecção de cordas rústicas.

Na medicina popular as plantas do gênero Cecropia são utilizadas para as seguintes indicações terapêuticas: diurética, tônica, anti-hemorrágica, adstringente, antidisenterica, anti-asmática, anti-tussigena, anti-gonorreica, vermifugo, cardio-pulmonar, cardio-renal, taquicardia, bronquite, anuria, tuberculose, curativos das ferida…

Do ponto de vista farmacológico, as propriedades hipotensoras de extratos obtidos a partir das folhas de Cecropia já foram comprovadas e existem medicamentos no mercado, produzidos á base da Embaúba.

Um estudo realizado pela Escola Paulista de Medicina em ratos hipertensos mostrou que o extrato de embaúba fez efeito em apenas duas semanas. O melhor é que a planta continuou fazendo efeito anti-hipertensivo por mais 60 dias após o fim do tratamento, sem consequências maléficas. Outras pesquisas demonstram que o controle de hipertensão gerado pela embaúba se deve à sua interferência na ação da adrenalina e da angiotensina.

Além disso, ela também tem ação diurética. Ou seja, a embaúba tem a ação de três tipos de medicamentos sem risco de toxicidade. Isso tudo se deve à presença de alcaloides, flavonoides, taninos e glicosídeos cardiotônicos em sua composição. Essas substâncias ainda garantem à embaúba o uso como tônico cardíaco.

O extrato da embaúba também se mostrou eficiente para reduzir a glicemia e fornecer efeito antioxidante sem causar danos aos rins e fígado, e auxiliando a aumentar o HDL (Colesterol bom) em uma pesquisa feita com ratos com diabetes induzida.

Informações importantes: A planta é considerada bastante segura para uso fitoterápico. Mas não deve ser usada por pessoas com pressão baixaÉ de extrema importância que você converse com o profissional de saúde que te acompanha sobre a possibilidade de incluir as plantas medicinais no seu tratamento e nenhum tratamento médico ou uso de medicação química deve ser interrompido ou substituído abruptamente pelo uso de plantas medicinais.

Crianças, idosos e gestantes exigem cuidados e dosagens específicas sob algumas plantas. Consulte sempre um profissional da área.

Ela pode ser usada na forma de Tintura e chá.

Para o CHÁ DE EMBAÚBA: Use uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água. Ferva a água e despeje sobre as folhas. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba a seguir. Pode ingerir de 3 a 4 xícaras de chá por dia.

As informações completas sobre as plantas, terapias e dicas importantes sobre tratamentos naturais, estarão sempre disponíveis na página da @banho.de.mato no instagram, mas você também pode me consultar no whatsapp sobre outras plantas e tratamentos naturais, ou enviar sugestões para as próximas publicações.

Gratidão e o desejo de saúde e bem estar a todos!Banho de Mato – Um cuidado que vem da naturezaLuciana Andrea – Terapeuta Natural – (47) 99997.88894 anexos

- Publicidade -
Luciana Andréa
Luciana Andréa - terapeuta em construção, apaixonada pela natureza, aprendiz do conhecimento e da vida.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: