Você conhece CHAPÉU DE SOL ou castanheira da praia, amendoeira da praia, castanhola ou sete copas, que são outros nomes populares como ela também é conhecida?

Sabia que esta árvore tem incríveis propriedades medicinais, em todas as partes da planta?
Seu nome científico é Terminalia catappa e hoje vou te contar um pouquinho sobre esta maravilhosa e suas propriedades.
É uma espécie de dimensões generosas, que pode alcançar 35 metros de altura. Tem a copa bastante larga, fornecendo bastante sombra. É Típica de regiões tropicais, possivelmente é originária da Índia e Nova Guiné e abundante em regiões litorâneas como a nossa. Ela é cultivada como árvore ornamental, embora seja considerada uma árvore invasora e está no “Guia de plantas não desejáveis na restauração florestal “( Paolo Alessandro Rodrigues Sartorelli…[et al.]. — São Paulo : Agroicone, 2018.)
Da família das Combretaceaes, possui fruto comestível, sua madeira avermelhada, varia do castanho claro ao amarelo, geralmente é sólida e muito resistente à água. Tanto que é usada para fazer canoas na Polinésia. Durável e bonita, serve muitas vezes de matéria-prima na confecção de utensílios diversos, móveis, caixotes e moirões.

Seus ramos mais jovens apresentam tons ferrugíneos. Já as folhas são simples, mas abundantes, e fazem um contraste agradável com flores roxas que surgem nos meses de maio e junho.
As folhas, que são fontes de taninos, flavonoides, fitosterois, entre outros princípios ativos, são aproveitadas em produtos fitoterápicos e no tratamento da água destinada à criação de peixes. Ela é usada por criadores de peixes ornamentais, principalmente peixes betas , peixes registros e killifish , mas pode ser usada em qualquer espécie, é conhecida por suas propriedades medicinais em peixes e ajudar em seus criadores por séculos, na reprodução peixes no Taiwan ao usar as folhas secas da planta, colocando-as no aquário ou no filtro.
Ainda, na criação de peixes de corte, de Tilápias por exemplo, o Chapéu-de-sol é uma alternativa reconhecida ao uso de antibióticos. O extrato das folhas também já foi testado com sucesso no controle de pragas do camarão, tem eficiência na regeneração das nadadeiras afetadas por bactérias e comprovada ação antibacteriana na cultura in vivo de Betta splenders . Em muitos estudos são usados extratos em várias concentrações de folhas verdes e secas com propriedades como: Estimulante da reprodução; Alto poder antifúngico; Alto poder antibactericida; Alto poder antiparasiticida; Intensificação das cores dos peixes; Melhoraria da saúde geral dos peixes; Controle do pH (redução); Simular condições de águas escuras (Black Water) para peixes desses biótopos.
Estas folhas hoje tem um forte comércio internacional, sendo muito apreciadas por criadores europeus de Killifishes (principalmente na Alemanha e Grã Bretanha), atualmente há um comércio em expansão entre os hobbistas americanos, que as tem adquirido pela internet. Um saquinho contendo cerca de 10 folhas custa a bagatela de USD 7,50 nos EUA.
Seus frutos são fibrosos e comestíveis, embora um pouco ácidos, são muito apreciados pelos morcegos e possuem propriedades medicinais.
Dentro dos frutos existem amêndoas, comestíveis, que são gostosas, crocantes, suaves, lembram amêndoas de verdade e podem ser comidas cruas. Delas é extraído um óleo fino, usado no preparo de pratos especiais e na produção de remédios caseiros. Na Nigéria é muito apreciada como petisco; em Taiwan é usada como afrodisíaca além de um ótimo alimento; na Índia, Malásia e várias outras partes do Sudeste Asiático é facilmente encontrada nos mercados e usada em muitas receitas doces e salgadas. Aqui, é um grande potencial desperdiçado.
PROPRIEDADES E USO MEDICINAL :

As raízes e cascas do tronco, são utilizadas para diarreia, febres gástricas e biliares e vermes intestinais;
Suas folhas tem ação antimicrobiana e ação protetora do fígado e dos rins contra danos causados por medicamentos químicos. Também nas folhas, encontram-se potentes agentes antioxidantes, forte ação anti-inflamatória e antitumoral.
Um composto foi patenteado nos EUA como cosmético para pele e unhas, com capacidade anti-inflamatória, tonificante, antienvelhecimento e reparadora de danos, aumentando a produção de colágeno.
Os extratos dos frutos verdes têm forte ação antioxidante, antidiabética e ainda promovem a regeneração do pâncreas nos casos de lesão química.
E estes mesmos frutos, quando maduros, possuem ação laxativa.
As amêndoas são ricas em carboidratos (cerca de 78%) e gorduras (cerca de 16%), além de vitaminas e minerais importantes, como o fósforo. São usadas como complemento nutricional rico em proteínas e aminoácidos essenciais e uma forte ação afrodisíaca causando retardo da ejaculação, o que demonstra utilidade no tratamento da ejaculação precoce.
Ação antimalárica : O suco das folhas frescas do chapéu-de-sol e o chá (que, nesse caso, pode ser das folhas secas) combatem o parasita da malária, uma doença que ocorre em países tropicais, principalmente em regiões remotas e com menos acesso a serviços de saúde.
Ação antioxidante : As folhas do chapéu-de-sol têm uma excelente capacidade antioxidante, evitando a degeneração do material genético, o envelhecimento das células e outros problemas decorrentes da oxidação.
Quando uma pessoa envelhece, a pele fica mais flácida, os ossos ficam com menos cálcio, as dores aumentam e ela tem uma fragilidade motora maior; tudo em decorrência dos radicais livres presentes no organismo.
O chapéu-de-sol tem uma excelente atividade de combater os radicais livres, ou seja, é uma planta que tem uma propriedade antienvelhecimento e também contra o surgimento de câncer, pois a oxidação das células causa mutação do material genético, o que pode levar ao desenvolvimento do câncer.
Analisou-se que a planta evita os danos oxidativos, reduz a flacidez da pele, aumenta a produção de colágeno e até ajuda a regenerar danos que a pele sofreu. Existem outros artigos que falam sobre as capacidades cosméticas e antienvelhecimento do extrato das folhas do chapéu-de-sol.
Pra quem está procurando uma terapia para combater o envelhecimento e melhorar a qualidade da pele, a @banho.de.mato desenvolveu um composto de plantas a base de jambu, melissa, poejo, erva botão e chapéu-de-sol.
Ação antitumoral : O chapéu-de-sol demonstrou uma atividade antitumoral muito significativa, evitando que os tumores aumentem de tamanho e, em alguns casos, até promovendo a redução do peso desses tumores.
A metástase é o processo em que as células cancerígenas se desprendem do câncer e, através da corrente sanguínea, migram de um lugar para outro e começam a produzir um novo tumor. Por exemplo, a pessoa tinha um câncer no esôfago e, por conta da metástase, passa a ter câncer no pulmão, no baço e no intestino.
Estudos demonstram que essa planta tem uma ação antimetástase, evitando o trânsito das células cancerígenas e a sua proliferação em outras áreas do corpo.
Ação antidiabética : A parte fibrosa dos frutos tem uma capacidade antidiabética, reduzindo as taxas de açúcar e controlando a glicemia. Pessoas que têm hiperglicemia, diabetes ou pré-diabetes podem tomar o chá ou o suco feito com a polpa dos frutos do chapéu-de-sol.
Estímulo e regeneração do pâncreas: A polpa do fruto tem uma capacidade de estimular o funcionamento do pâncreas. Em pessoas que não são insulinodependentes, mas têm o pâncreas com um mal funcionamento, ela vai estimular a produção de insulina. Além disso, em pessoas que tiveram lesões no pâncreas por conta de medicamentos ou de câncer no pâncreas, ela favorece a regeneração do pâncreas.
Toxicidade : A planta não apresenta toxicidade e sua utilização é considerada segura nas doses recomendadas.
Informações importantes:
É de extrema importância que você converse com o profissional de saúde que te acompanha sobre a possibilidade de incluir as plantas medicinais no seu tratamento e nenhum tratamento médico ou uso de medicação química deve ser interrompido ou substituído abruptamente pelo uso de plantas medicinais. Crianças, idosos e gestantes exigem cuidados e dosagens específicas sob algumas plantas. Consulte sempre um profissional da área.
Na página da @banho.de.mato, no Instagran, você encontra mais informações sobre o Chapéu de Sol, seus usos e produtos produzidos á partir de seu extrato.
Uma semana com saúde e paz para todos
Luciana Andréa – Banho de Mato