- Publicidade -
24 C
Balneário Camboriú

Tireoide, hipertensão, diabetes, colesterol… qual destes tratamentos você está jogando no lixo da sua cozinha?

Estamos na Semana Lixo Zero Brasil, que vai até o dia 31/10 e o assunto de hoje é sobre a forma de lidar com o nosso lixo, seja ele resíduos sólidos, da nossa cozinha, o lixo emocional ou o lixo do nosso corpo que vamos acumulamos ao longo do tempo, como gorduras, açucares, toxinas, etc. Todos eles precisam ter uma destinação adequada pra não trazerem consequências mais graves, ou não se tornarem problemas crônicos pra nós, para os nossos e para o planeta..

Quando repensamos nossas formas de consumo, aos poucos, vamos tomando consciência de todo lixo que produzimos ao longo da vida e quanto ainda iremos e queremos produzir, ou, o quanto o planeta, nosso corpo ou nossas mentes (somos o todo) suportarão serem explorados, consumidos e intoxicados com tanto lixo?

Você já se perguntou: quanta coisa desperdiçou ao longo da vida por não saber como aproveitar ao máximo? Eu adoraria ficar aqui filosofando com vocês sobre todos os outros aspectos prováveis, mas, hoje vamos focar na saúde ok?

Escolhi alguns dos alimentos que têm propriedades medicinais comprovadas para tratamento de diversos problemas de saúde e comumente muitos de vocês jogam no lixo e outros na composteira (forma doméstica de transformar restos de alimento em adubo). Mas antes, quero fazer um convite:

Hoje às 04:20 da tarde, irei participar de uma roda de conversa sobre Aproveitamento integral dos alimentos e medicina natural, que acontecerá na Casa 420, juntamente com a Huna vida plena – um espaço de alimentação saudável, comida local e consciente fantástico e também com a Natural Gaia que atua com uma linha de produtos naturais e sustentáveis incríveis. O Encontro é uma das muitas ações que integram o calendário da Semana Lixo Zero BC e se dará presencial, respeitando as normas de segurança e também será transmitido como live, pelo intagram da @hunavidaplena. Seja de qual forma for, vamos adorar a sua participação.

Resumi alguns dos alimentos que iremos falar e que são eficazes tratamentos para Hipotireoidismo, hipertireoidismo, colesterol, diabetes entre outros problemas de saúde que acabamos jogando no lixo por não ter a mínima ideia de suas propriedades medicinais e eficiência.

Melão – Cascas e sementes

A casca do melão é rica em pectina, o que impede a absorção de gorduras pelo organismo. Ainda possui compostos fenólicos, flavonoides, carotenoides e outras substancias com importantes funções biológicas, além de possuir mais vitaminas e minerais que a própria polpa. Seu sabor é parecido com a polpa e pode ser utilizada na preparação de sucos. Outra alternativa é cozinhar a casca e utilizá-la em refogados e saladas.

No controle do hipotireoidismo (quando a tireoide não funciona direito) a casca de melão demonstrou capacidade de estimular a produção de hormônios pela tireoide com muita eficiência. E é também na casca deste fruto, que as pesquisas mostraram a capacidade de controlar com sucesso a glicose sanguínea.

Já as sementes do melão, além de inibir a hiperglicemia, tem ação anti-inflamatória e anticancerígena, podendo ser transformada em pó para consumo junto com a alimentação. Como anti-inflamatório e analgésico o extrato alcóolico  das sementes demonstraram uma potente atividade em reduzir inflamações, além de reduzir a sensação de dor. Assim como nas úlceras os extratos feitos a partir da semente têm elevada capacidade gastroprotetora, levando a regeneração das úlceras e também tem importante ação diurética, aumentando expressivamente o volume de urina e ainda combatendo vermes intestinais.  Uma outra opção de consumo é utilizar das sementes para fazer o leite vegetal.

Contra o câncer, um extrato preparado a partir das sementes de melão demonstrou uma ação comparável à Paclitaxel, um quimioterápico convencional, contra células de câncer linfático e de câncer cervical.

Abacate – semente

A semente, ou o caroço do abacate como chamamos, tem excelente ação antibacteriana e fungicida, inclusive contra a Candida albicans, causadora da candidíase. Ainda tem ação controladora da pressão arterial, excelente atividade no controle da glicemia, inclusive na proteção e regeneração das células pancreáticas. Tem ainda ação antirreumática, misturando o extrato alcoólico das sementes com cânfora ou alecrim, utilizado externamente apresenta ótimos resultados. O chá ainda é eficiente contra diarreias e para problemas do fígado, da vesícula, dos rins e da bexiga.

Abacaxi – cascas e miolo

O principal principio ativo do abacaxi é a Bromelina e sua maior concentração está justamente na casca e no talo central da fruta.  Em excesso pode causar náuseas, vômitos, fluxo menstrual excessivo e reações alérgicas. É rico em Vit C, com excelente ação antioxidante e estimulante do sistema imunológico. Atua no processamento de colesterol e na absorção de ferro pelo organismo, além de aumentar a produção de colágeno. Tem ação mucolítica, dissolve o muco ou catarro dos pulmões, facilitando a expectoração e é um anti-inflamatório natural. Também é  eficaz no tratamento de contusões, entorses e distensões, na forma de cataplasma.

Pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite reumatoide e reduz o inchaço pós-operatório. Reduz inflamações no prazo de algumas horas e causa redução da sensibilidade a dor. Contra sinusite, atenua significativamente os sintomas. Tem excelente ação antidiarreica, reduzindo em mais de 60% diarreias, combate a prisão de ventre, reduz gases e facilita a evacuação. Ainda inibe a agregação plaquetária, evitando trombose e melhorando a circulação e o sistema cardiovascular.

Banana – cascas

As cascas da banana tem um alto valor nutricional. É rica em minerais. Apresenta moderada ação no controle da arteriosclerose, tem ação diurética e em associação com cascas de româ e de laranja, demonstrou efeito protetor contra disfunções da tireoide. Podem ser usadas na alimentação em forma de refogados, bolos, doces…

Berinjela – A casca é a parte da berinjela onde está concentrada a maior parte de seus princípios ativos. O suco das cascas auxilia muito no controle da diabetes, reduz o colesterol e triglicérides. Pode ser usada como analgésica (dor) e antipirética, combatendo febres. Apresentou atividade inibitória contra diversos tipos de câncer e um efeito protetor do coração, aumentando a atividade cardíaca e reduzindo os infartos.

Laranja – cascas e sementes

É nas cascas da laranja que encontramos o óleo essencial. Em altas doses, os extratos produzidos a partir de casca e folhas de laranja, apresentam toxicidade para o fígado. E é contraindicado para pessoas que desenvolvem hipotireoidismo, por sua ação de rebaixamento da produção de hormônios tireoidianos.

Os extratos das cascas de laranja apresentam excelente ação antioxidante contra radicais livres. Como antidiabético, os extratos de casca foram capazes de regular todos os fatores ligados à disfunção glicêmica. E o extrato das sementes da laranja, reduziu a glicagem da hemoglobina em casos de diabete e a casca inibe a ação das enzimas que absorvem os açucares no processo de digestão.

Em casos de hipertireoidismo, (quando há uma função aumentada da tireoide) o extrato das cascas, tem a capacidade de reduzir em 43% o hormônio T3 e 28% o T4.

Na hipertensão arterial, os extratos da casca da laranja têm a capacidade de inibir expressivamente a angiotensina, reduzindo a pressão arterial e ainda tem estudos que demonstram a inibição de até 90% da enzima acetilcolinesterase, em doenças degenerativas como o Alzheimer.

Estes e muitos outros alimentos como a casca do maracujá, limão, româ, as cascas de cebola e alho, sementes de abóboras, mamão, fibra do coco, cabelo de milho, etc., tem potenciais fitocompostos que atuam com eficiência no tratamento de diversos problemas de saúde, muitas vezes superando a ação de medicamentos químicos, sem apresentar os efeitos colaterais ligados a eles.

É preciso conhecer as formas de uso e dosagem indicada para cada situação, para que seu tratamento tenha bons resultados, mas já sabemos que, a solução de muitos de nossos problemas está no lixo que geramos.

Lembrando sempre que, as informações contidas nessa coluna têm caráter informativo, portanto não são utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação. É de extrema importância que você converse com o profissional de saúde que te acompanha sobre a possibilidade de incluir as plantas medicinais no seu tratamento e nenhum tratamento médico ou uso de medicação química deve ser interrompido ou substituído abruptamente pelo uso de plantas medicinais. Crianças, idosos e gestantes exigem cuidados e dosagens específicas sob algumas plantas. Consulte sempre um profissional da área.

As informações completas sobre as plantas, terapias e dicas importantes sobre tratamentos naturais, estarão sempre disponíveis na página da @banho.de.mato no instagram, mas você também pode me consultar no whatsapp sobre outras plantas e tratamentos naturais, ou enviar sugestões para as próximas publicações.

Gratidão e o desejo de saúde e bem estar a todos!

Banho de Mato – Um cuidado que vem da natureza   

Luciana Andrea – Terapeuta Natural – 47)99997.8889

- Publicidade -
Luciana Andréa
Luciana Andréa - terapeuta em construção, apaixonada pela natureza, aprendiz do conhecimento e da vida.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -