- Publicidade -
30 C
Balneário Camboriú
Fabiana Langaro Loos
Fabiana Langaro Looshttp://fabianalangaroloos.com.br/
... é artista plástica, pinta e borda, ama as cores e as palavras, é do heavy metal e da vida.
- Publicidade -
- Publicidade -

Entre tramas e histórias

No espaço apresentado pela designer Cristina Iglesias na Casa Cor SC 2022, o Oriente e o Ocidente se unem em suas tramas, história e conceito, criando uma tapeçaria na qual cores, formas e desenhos acompanham a contemporaneidade e expressam emoção e sentimentos, muito além de seu aspecto funcional ou decorativo, quando os tapetes são utilizados nos mais diversos ambientes.

Em Balneário Camboriú, Cristina Iglesias comanda a Oriente-se Tapetes e se entusiasmou pela oportunidade de viver esse marco histórico da revitalização e conservação da edificação da Escola Básica Silveira de Souza, sede da edição desse ano da Casa Cor Santa Catarina.

De estilo eclético, entre o colonial, o português e o neoclássico tardio, construída no século 20 quando o Brasil entrava na Modernidade, a Escola Silveira de Souza,apresenta o formato arquitetônico em U, uma influência da arquitetura greco-romana. Na Antiguidade, essa configuração funcionava como um átrio, onde as pessoas se reuniam para palestras, conversas e gerar intelectualidade.

Por possuir tanta história, na questão de arquitetura quanto em ensino, afinal, a escola abrigava alunos de classes sociais distintas, ela celebra um ponto importante de Florianópolis, que merece ser mantido e divulgado para o conhecimento histórico e a ampliação intelectual das novas gerações e da própria cidade.

Da mesma forma, os tapetes orientais e antigos contam histórias através de seus pontos, tramas, desenhos e cores. A tapeçaria é um ponto de referência cultural de um povo oriental que ao alcançar o mundo ocidental acabou por inspirar grande parte da criação da tapeçaria contemporânea, internacional e também nacional.

A CASACOR SC 2022, localizada na Escola Básica Silveira de Souza, permanece aberta à visitação até o final de outubro, de terças a domingos e também aberta em feriados, na Rua Alves de Brito, 334, na capital catarinense.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -