- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú

‘Projeto piloto’ de escola e creche integrais em Balneário Camboriú abre matrículas nesta semana

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Você acha que o Calçadão da Avenida Central deve acabar? Vote na enquete.

Morador defende que o Calçadão seja eliminado, transformado numa rua acalmada, com trânsito reduzido.

Moradores reclamam do barulho gerado pela boate Privacy Club

Gayer alega que tem chamado a Polícia Militar para impedir as atividades, mas aparentemente isso não está dando o resultado que a vizinhança espera.

O Calçadão fracassou: momento de tomada de decisão, por Celso Eduardo Rauen

Balneário Camboriú sempre foi uma cidade dinâmica, que se reinventa ao longo dos anos. Nos anos 60, 70, 80...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

As matrículas para o Programa de Escola em Tempo Integral em Balneário Camboriú acontecem nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), das 12h às 18h, com 70 vagas disponíveis, sendo 50 para alunos do 1º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Governador Ivo Silveira e as outras 20 para crianças dos Jardins I e II do Núcleo de Educação Infantil (NEI) São Judas Tadeu. 

O projeto piloto vai priorizar estudantes em situação de vulnerabilidade social e deve ser ampliado aos poucos.

O Programa de Escola em Tempo Integral é uma iniciativa do governo federal que atua em todas as etapas da educação básica, priorizando escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. 

Ciep foi desativado em 2021 e apesar dos movimentos da comunidade, a reconstrução não aconteceu (Divulgação/Leitor)

O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A secretária de Educação de Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, já havia adiantado o projeto ao Página 3 em entrevista concedida no início de janeiro, quando citou que a prefeitura estava trabalhando na oferta e ampliação de vagas na educação integral. 

- Continue lendo após o anúncio -

Na ocasião, ela citou que no colégio Ivo Silveira seria feita uma adequação para ser integral, já para este ano, no Ensino Fundamental e comentou sobre o projeto piloto, no NEI São Judas Tadeu.

O ensino integral nas duas unidades terá foco em atividades sociais, pedagógicas, culturais, esportivas, lúdicas e de lazer e vai priorizar a inscrição de alunos da rede municipal em situação de vulnerabilidade social (serão observados os fatores de renda familiar, assistência social, orfandade ou guarda, violência e negligência, e deficiência).

A implementação deve ocorrer de forma gradativa, de acordo com o novo currículo, seguindo as diretrizes do programa federal.

 “Antes a proposta de ensino integral do município para estas unidades não era aplicado dentro das diretrizes, agora a equipe da Secretaria de Educação está empenhada em adequar essa proposta conforme a resolução do Conselho Municipal de Educação, seguindo a Política Federal de Escola em Tempo Integral”, disse a secretária.

Como se matricular

As matrículas serão realizadas diretamente nas unidades de ensino contempladas, sendo o CEM Ivo Silveira na Avenida Santa Catarina, nº 637, bairro dos Estados, e o NEI São Judas na Rua Maria Mansoto, nº 70, bairro São Judas Tadeu. 

É necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos: 

- Continue lendo após o anúncio -
  • Comprovante de escolaridade do aluno, com carimbo e assinatura; 
  • Histórico Escolar; 
  • Certidão de nascimento ou documento de identidade do aluno; CPF do aluno e dos pais ou responsável legal; 
  • Laudo médico, emitido por profissionais e órgãos competentes, se for o caso; 
  • Declaração Vacinal atualizada do aluno emitida pelo posto de saúde (últimos três meses); 

Documento de identidade dos pais ou responsável legal; Comprovante de residência atualizado (últimos três meses); Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância.

O edital completo está publicado no site da prefeitura (www.bc.sc.gov.br).

CIEP será reconstruído

A primeira e única escola integral pública de Balneário Camboriú, o CIEP Rodesindo Pavan, foi demolido na gestão passada, atendendo decisão judicial, por conter amianto em sua construção e não foi reconstruído. 

A secretária Maria Ester também falou sobre o assunto e disse que é uma prioridade da prefeita Juliana Pavan [a reconstrução do CIEP], e que ela está batalhando por isso.

“Com certeza, em breve, a prefeita vai se manifestar a respeito. Eu acredito nisso, porque ela tem essa disposição e também é uma necessidade, porque hoje o município compra vaga para os alunos do CIEP, que era uma escola muito importante para aquela comunidade e para nós, enquanto Educação Municipal”, comentou.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas