O atual secretário do Planejamento e ex-prefeito em dois mandatos, Rubens Spernau, se mantém pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal, mas além de ser necessária uma confirmação dele mesmo, nos próximos dias, a decisão final caberá ao governador Jorginho Mello que é o “árbitro” da disputa da candidatura do PL em Balneário Camboriú.
É fato público que o deputado estadual Carlos Humberto quer ser o candidato e o que o prefeito Fabrício Oliveira não quer. Cabe ao governador, segundo os dois pretendentes, resolver o impasse.
É improvável que o governador decida por um ou outro antes de 6 de abril, data em que candidatos a vereador, eventualmente insatisfeitos com a decisão, possam trocar de partido e concorrer em 6 de outubro.
Também é improvável que Spernau, avesso a conflitos, aceite concorrer sem que exista um clima pelo menos educado entre o prefeito e o deputado que atualmente sequer se cumprimentam.
Spernau foi um prefeito marcante, principalmente por iniciativas de planejamento como o Plano Diretor atual -que encheu os cofres da prefeitura e permitiu aos prefeitos que o sucederam, Edson Piriquito e Fabrício de Oliveira, governar com dinheiro de sobra para grandes obras de infraestrutura.
Além disso, construiu três escolas de grande porte, resolvendo a falta de vagas no ensino fundamental.