Com a participação de cinco mil atletas, de várias regiões do país, a maior edição da história da Meia Maratona de Balneário Camboriú, será realizada neste fim de semana. No sábado (12) as provas de 5 km e de 10 km e no domingo (13), a prova principal, com 21 km, incluindo a Estrada da Rainha.
Nas provas de sábado, na areia da Praia Central, com a participação de quase metade do total de inscritos, a largada será na Barra Sul, em dois horários: 5km às 16h e 10 km está marcado para às 17h45.
No domingo (13), é a vez da prova principal, com largada às 6h., também na Barra Sul, com 2500 inscritos. Neste ano, será realizado o Desafio da Rainha, que reconhecerá os mais rápidos na subida da turística Estrada da Rainha, que integra o percurso de 21 km.
Nos dois dias a arena montada na Barra Sul, na Avenida Atlântica, em frente ao número 6006, vai oferecer uma série de atrações, incluindo shows de pós-prova.
No sábado (12), logo que os primeiros corredores dos 5 km cruzarem a linha de chegada, a Banda Super Duper agita os atletas.
No domingo (13), a atração da arena será a Banda Vintage Cult, que começa a tocar a partir das 7h30.
Além disso, a Corre Brasil, organizadora do evento, programou incentivo aos atletas para motivar os 268 m de subida da Estrada da Rainha, com DJ e performance especial da Rainha de Copas.
“A Meia Maratona de Balneário Camboriú está consolidada no calendário de corridas de rua do Brasil e é a primeira grande corrida do ano em Santa Catarina. O número crescente de atletas a cada edição também está relacionado ao posicionamento do evento dos últimos anos para cá. Além da parte esportiva, que valoriza o que a cidade tem de melhor, oferece muito entretenimento e shows pós-prova, enriquecendo ainda mais a experiência do atleta”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil, organizadora da Meia Maratona de Balneário Camboriú.
Apresentada pela Fibra Inteligência Imobiliária, a edição deste ano será a maior da história da Meia Maratona de Balneário Camboriú.
Com atletas de todas as regiões brasileiras, de 17 estados e do Distrito Federal, serão 5 mil corredores ao todo. A quantidade é superior ao ano passado, que contou com pouco mais de 4,5 mil participantes.
Na edição de 2025, praticamente 80% dos inscritos são catarinenses. Ainda que Balneário Camboriú e cidades próximas, como Itajaí e Blumenau, sejam a origem de grande parte dos atletas, os curitibanos também marcam presença de forma maciça. O evento esportivo conta também com participantes da Argentina e do Paraguai.
A Meia Maratona de Balneário Camboriú é a única prova da modalidade que passa pela desafiadora subida da Rainha.
O percurso começa no molhe da Barra Sul, e percorre também toda a Avenida Atlântica, à beira da Praia Central, e passa pela Praia dos Amores e Praia Brava.
Retirada de kits
A programação oficial da Meia Maratona de Balneário Camboriú começa na sexta-feira (11), com o início da retirada de kits pelos atletas, na arena do evento, na Barra Sul, em frente ao Parque Unipraias). Serão mais de 15 operações entre produtos esportivos e praça de alimentação, com o Barzinho do Atleta. O espaço é aberto ao público.
Na sexta-feira (11) será aberta às 14h e funciona até às 19h. No sábado (12), a arena abre às 9h e vai até às 19h. No entanto, os atletas que vão correr as provas de 5 km e 10 km têm até às 14h30 para retirarem seus kits.
Evento sustentável
A Meia Maratona de Balneário Camboriú também marca o início de uma importante ação da Corre Brasil em prol da sustentabilidade.
A partir de agora, todas as provas da organizadora terão o selo Eco Local Recicla. Isso garante o descarte e o destino correto de todos os resíduos gerados nos eventos.
A Meia Maratona de Balneário Camboriú é apresentada por Fibra Inteligência Imobiliária, tem o patrocínio de Caixa Econômica Federal, RVB, Du Sell, Digital Sat, BioUp, Mili, Top Supermercados, Powerade, Nutry, Max Titanium, Risqué, Equaliv e Fiat Barigüi, e conta com o apoio institucional do Convention Bureau de Balneário Camboriú e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.
O evento é organizado pela Corre Brasil e é uma realização da AACESC – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina.
Fonte: SixComm Comunicação