O Ministério Público de Santa Catarina anunciou que irá abrir uma Notícia de Fato para investigar o transporte de crianças na carroceria de um caminhão, cercada de grade, simulando uma cela, durante a manifestação de cunho golpista na BR-101, em Balneário Camboriú, na quarta-feira (2).
Os menores usavam máscara com o rosto do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro do STF, Alexandre Moraes.
Segundo nota enviada pelo MP, o Promotor de Justiça, Alan Boettger, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú, que responde pela área da infância e juventude, está analisando os vídeos feitos por uma testemunha que passava pelo local para ver as infrações que podem ferir o Estatuto da Crianças e do Adolescente (ECA). A intenção é buscar informações para identificação dos responsáveis pelas crianças.
Ainda, segundo o MP, a placa do caminhão que ‘transportava’ as crianças não é visível nas imagens, mas a de um carro ao lado foi identificada.
A 4ª Promotoria de Justiça de Balneário também vai oficiar a Polícia Rodoviária Federal para obter a confirmação da placa visualizada e os dados do proprietário do veículo. Além disso, conforme já registrado, irá tentar obter outras imagens e elementos para identificar os envolvidos, que devem ser responsabilizados.