A Secretaria da Saúde inaugurou esta semana o Núcleo de Apoio ao Aleitamento Materno (NAAM), que está funcionando no Núcleo de Atenção à Mulher (NAM), na Rua México, nº 916, Bairro das Nações.
O projeto da Secretaria da Saúde nasceu de uma parceria com o Rotary Internacional e o Banco de Leite do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen.
O objetivo é atender os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Municipal Ruth Cardoso.
Gestantes, lactantes e puérperas pode ir até o novo Núcleo para buscar informações, porque o leite materno é muito importante para fortalecer o sistema imunológico.
Doações são aceitas, basta ligar (47) 3261-6218.
Coleta do leite materno
Para ser doadora de leite materno, é importante que a mulher seja saudável, não tenha comorbidades e não faça uso de medicação que interfira na amamentação.
Antes de coletar o leite, é necessário: Escolher um recipiente de vidro, com tampa plástica, e fazer a higienização, fervendo por 15 minutos; Realizar a própria higienização, lavando as mãos e os braços com água e sabão, e as mamas apenas com água; Usar máscara sobre o nariz e a boca e uma touca sobre os cabelos; Escolher um lugar confortável e limpo para a coleta, e forrar uma mesa com um pano limpo para colocar o recipiente.
Na hora da coleta, massageie as mamas com a ponta dos dedos em movimentos circulares, em sentido da aréola. Posicione o polegar na linha em que acaba a aréola, e o indicador e o dedo médio abaixo da aréola. Então, empurre os dedos em direção ao corpo e aperte o polegar contra eles até sair o leite.
Após, coloque o leite dentro do recipiente e anote na tampa a data e o horário em que realizou a coleta. Guarde o frasco fechado no freezer ou congelador.
Um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.
O frasco de leite materno congelado deve ser levado ao Núcleo de Atenção à Mulher antes de completar 10 dias da primeira coleta.
Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade.
Informações: Secretaria de Saúde (47) 3261-6200