- Publicidade -
20.5 C
Balneário Camboriú

Labirintite, tonturas e outros problemas vestibulares em debate no encontro nacional de fisioterapia

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Fisioterapeutas de todo o país estarão participando do I Encontro Brasileiro de Fisioterapia Vestibular – Inovações e experiências, que vai acontecer neste sábado (30), em Itajaí e Balneário Camboriú. 

O objetivo é trocar experiências com tecnologias que envolvam a prática da Fisioterapia Vestibular, nos mais diversos locais, populações, condições de saúde e funcionalidade. 

Um dos organizadores é o fisioterapeuta Lázaro Teixeira, de Balneário Camboriú. Ele disse que o evento nasceu pós pandemia, após sucessivos encontros virtuais realizados e a partir da demanda dos profissionais se encontrarem para debater presencialmente informações que foram desenvolvidas nos últimos meses em que todos estavam isolados.

“Foi uma iniciativa espontânea, durante lives realizadas na pandemia, foi amadurecendo e acabou se tornando realidade, um encontro brasileiro de inovações”, disse.

Labirintite & Desequilibrio

Lázaro explicou que os problemas vestibulares são bastante comuns na população. Por exemplo: todo mundo conhece alguém que tem labirintite, mas nem sempre é labirintite de fato.

- Publicidade -

“E o mais curioso de tudo isso é que o melhor recurso que se tem hoje para tratar problemas de tonturas, desequilíbrio são recursos da fisioterapia. São tratamentos feitos através de exercícios, alguns equipamentos específicos, e agora mais recentemente algumas estratégias que usam estimulação elétrica do córtex cerebral, estimulação de alguns nervos do sistema nervoso autônomo, como o nervo Vago”, detalhou o fisioterapeuta.

“Durante o encontro também serão debatidos aspectos psicológicos e questões mais abrangentes que envolvem o comportamento humano nessa época diferente de pandemia”, informou.

Segundo Lázaro, os profissionais que vêm para o encontro são ‘experts’ da área, os principais fisioterapeutas que trabalham com isso no país hoje e que tem influência nessa área de atuação internacionalmente também.

“É um movimento para entregar melhores resultados para a população que sofre desse problema tão comum”, acrescentou.

- Publicidade -

A fisioterapeuta Daniela Dias Oliva, de Concórdia, que também é da organização do encontro, fará a palestra de abertura e Lázaro será o último palestrante do encontro que vai seguir todos os protocolos para evitar disseminação do Covid-19. O encontro vai acontecer no auditório do edificio da Embraed em Itajaí (vagas estão esgotadas) e a confraternização (parte social) será em Balneário Camboriú.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -