- Publicidade -
- Publicidade -
17.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú está se preparando para uma super temporada

Esta será oficialmente a primeira após a pandemia da Covid-19

É grande a expectativa para a temporada de verão que se aproxima, porque é a primeira oficialmente ‘pós-Covid’. O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, arriscou dizer que será ‘a melhor de todos os tempos’, em evento do Código do Turismo, para os trabalhadores do turismo (relembre aqui).

Por este motivo, a cidade vem se preparando para o período, com capacitações para os trabalhadores, lançamento do Selo do Turismo, para incentivar as empresas do segmento, preparativos para o Natal e Ano Novo, que deve ter até show internacional.

Para acompanhar os preparativos, a reportagem do Página 3 ouviu empresários ligados ao turismo, entre eles, Tereza Maria da Silva, a famosa Tia da Cocada de Balneário Camboriú, todos dizendo o que esperam da temporada. Acompanhe abaixo.


Balneário é o destino mais procurado de quem desembarca em Florianópolis

(Foto Renata Rutes)

Thiago Velasques, secretário de Turismo de Balneário Camboriú

“Ficamos muito felizes porque pudemos proporcionar para quem atende o turista, quem trabalha no trade, uma capacitação especial, no Código do Turismo. O objetivo é que eles [os trabalhadores] possam evoluir e que cada vez mais os turistas que nos visitam saiam daqui motivados, felizes. 

Acredito que estamos conseguindo atingir isso. É um trabalho em conjunto – nós promovemos a cidade fora, a prefeitura vem fazendo o trabalho investindo na cidade, deixando ela linda e bela, e o Turismo precisa motivar quem está aqui, alinhados ao trade. 

É uma evolução constante, buscando melhorar um pouco de cada lado. 

Buscamos também a internacionalização de Balneário e o idioma é algo imprescindível nisso, precisamos também de mais voos para que tragam as pessoas para Balneário. 

O Aeroporto de Florianópolis (Floripa Airport) nos informou que Balneário é hoje o destino mais procurado de quem desembarca lá, superando Florianópolis. 

Essa conexão direta para Florianópolis é um ponto chave. Estamos indo para Portugal, vamos divulgar o país junto do BC Convention, vendendo Balneário em uma rodada de negócios. Fomos na FIT de Buenos Aires, estamos lembrando também que quem conhece Balneário, precisa vir novamente, porque a nossa cidade evoluiu. Nosso município é seguro, saneado, temos a novidade que é o alargamento da faixa de areia. 

É esse sentimento que queremos passar para o trabalhador de Balneário, porque eles divulgam para os turistas. Fizemos uma cartilha também, que será divulgada nas escolas, para as crianças entenderem o que é o turismo. 

Brincamos que ao longo do ano tivemos várias ‘mini temporadas’, que nos prepararam para essa próxima que vamos receber, que será uma super temporada! 

Estamos vendendo Balneário como diferenciada – mais humana, bela, turista e limpa”.


“Balneário Camboriú é um destino completo”

(Foto Renata Rutes)

Geninho Góes, secretário de Turismo de Balneário licenciado e idealizador de uma das maiores feiras de turismo do Brasil, a BNT Mercosul

“Eu idealizei o evento do Código do Turismo, que foi focado nos trabalhadores do turismo, e as mais de 900 pessoas que compareceram estavam muito atuantes, interagiram com os palestrantes… todos se envolveram, assim como também os empresários. 

Temos os atrativos naturais, infraestrutura, cultura, mas nada disso encanta se não forem as pessoas, e as pessoas precisam estar preparadas para atender o turista. 

Eu acho que Balneário Camboriú é um destino completo, o que a gente precisa é continuar atuando nessa busca de seguir se aperfeiçoando e ser sempre o melhor, porque já somos completos. 

Não temos que ficar olhando para o que falta, e sim para o que temos! E temos muita coisa! Temos que continuar nos destacando, treinando as pessoas. O Código do Turismo não é um fim e sim um meio. Como licenciado, eu não tenho tido tempo de acompanhar o movimento dos hotéis, mas acredito que será uma temporada muito boa, a primeira pós-Covid, e vão ter muitas coisas legais acontecendo, como Natal e Réveillon”.


“Você precisa saber vender, tratar com carinho, amor”

(Foto Renata Rutes)

Tereza Maria da Silva, a famosa Tia da Cocada de Balneário Camboriú

“Eu acho uma coisa maravilhosa a prefeitura fazer esse evento de capacitação para quem trabalha com o turismo. As palestras foram muito boas, ensinaram muito, porque cada dia a gente tem que aprender mais! 

A gente tem experiência na rua, mas quem sabe mais, está nos trazendo informações… sobre a cidade, sobre o que temos aqui, para assim conseguirmos passar para o turista, né? 

Eu acho muito bacana. O bom atendimento é ter carisma, é parar, ouvir o freguês. 

Você precisa saber vender, tratar com carinho, amor. Eu não tenho pressa para vender, eu paro, eu converso, eu escuto, eu abraço. 

E isso faz diferença, porque eu vou vender! O modo que você aborda, dá certo. Eu não sei falar espanhol, nem inglês, até entendo um pouco, mas sempre tem alguém que ajuda, e sempre dá certo. 

Dizem que a temporada vai ser muito boa, e já que é a primeira depois da pandemia, eu acho que vai ser mesmo”.


“Temporada fantástica”

(Foto Renata Rutes)

Andrezza Negrini, hoteleira e presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau (BC Convention)

“A prefeitura estar capacitando o trabalhador do turismo é para nós a realização de um sonho, porque nós sempre focamos na capacitação para operadores e agentes do turismo, e esse Código do Turismo, feito com técnica, aproxima todas as pessoas da cidade, quem vende o milho na praia, quem vende o picolé… porque tudo é turismo! 

Nós precisávamos disso, é a mais fantástica ‘sementinha’ que precisávamos plantar, e esperamos que essa continuidade aconteça. 

Esse Código é um guia de como tratar, como receber o turista em Balneário. É algo fantástico! Precisamos ter continuidade, levar para mais pessoas, para escolas. Existe essa pretensão. Não sei se alguém mais está se preparando dessa forma. Vejo, como hoteleira, que o bom atendimento é o atendimento humanizado, que é o olhar nos olhos do turista, estar solícito à ele, entender o que ele precisa. É a humanização. 

Com certeza a situação de línguas, do inglês e do espanhol, é algo que temos que ter melhorar, mas a humanização já é um começo, porque com amor resolvemos tudo, nos viramos! É entender com o olhar, com paciência, com dignidade. Acredito que, depois da pandemia, ficamos presos por tanto tempo, devemos ter uma temporada fantástica, como também foi o inverno! Mas essa temporada tende a vir quente!”.


“Uma temporada completa”

(Foto Renata Rutes)

Vilton João dos Santos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balneário Camboriú

“O comércio está bastante otimista, em função do que aconteceu (pandemia). Essa é a primeira temporada que definitivamente não se fala nisso (no Covid). Na temporada passada ainda havia um medo. Queremos crer que, desde 2019/2020 vamos, enfim, ter uma temporada completa.

Balneário está muito em evidência no cenário nacional, seja com o metro quadrado mais valorizado do país, como ainda os prédios mais altos, o alargamento da praia… tudo isso vem criando uma curiosidade muito grande de vir à Balneário.

Na Convenção Nacional das CDLs, que aconteceu em maio/2022, em Campos de Jordão, percebemos que muitas pessoas querem vir para Balneário, e há 90% de certeza que a próxima Convenção será aqui.

Vejo que temos muitos potenciais turistas, como quem veio de escala de navio e só ficou algumas horas na cidade, e que agora pode vir agora para ficar mais dias, seja quem veio em evento no Centro de Eventos e pode retornar para turistar… a temporada promete ser a melhor dos últimos anos, a cidade está se preparando para isso, está se buscando essa profissionalização.

O turista que vem para eventos gasta mais, mas exige mais – quer conforto, bons hotéis, bom atendimento. Exige que preparemos o básico para saber atender em espanhol e inglês. Pensando nisso, a CDL está criando treinamentos e cursos, estamos na fase final de elaboração, em 2023 estaremos focando nessas capacitações para os funcionários de nossos associados, porque é quem atende o turista.

Estamos vivendo uma transformação gigantesca, Balneário tende a se tornar a cidade mais desejada do Brasil nos próximos anos, e temos que estar prontos para isso”.


“O desafio é fazer uma grande temporada”

(Foto Arquivo pessoal)

Margot Rosenbrock Libório, hoteleira e vice-presidente do BC Convention

“As tendências apontam para uma grande temporada de verão. A cidade teve uma exposição de mídia muito grande com o alargamento da faixa de areia, a Secretaria de Turismo trabalhou muito forte nisso. Balneário continuou na mídia com os eventos que foram feitos durante o ano, como o BC Jazz Festival, além disso parece que finalmente vamos ter um verão sem Covid. 

Por enquanto, está tudo muito positivo na questão da saúde. Devemos ter um número de voos maior tanto nacional quanto internacional, as fronteiras dos países vizinhos estão abertas, não tem nenhum entrave no deslocamento. 

Tudo isso somado, mesmo com a situação econômica não sendo a melhor, com consequências da própria pandemia, a vontade de viajar é muito grande. Ou seja, tendo condições de logística e saúde e a grande vontade de aproveitar o verão e as praias de BC e SC, são condições muito favoráveis para atrairmos muitos turistas. 

O Réveillon é um período garantido, um período importante, mas é quando a cidade fica até um pouco cheia demais, já que as pessoas que têm apartamento vem. Os leitos da hotelaria são os mesmos 23 mil leitos, o que dá grande impacto na cidade são os apartamentos ocupados, que 90% do ano ficam disponíveis. Na hotelaria devemos ter 95% de ocupação pelo menos. 

O desafio é fazer uma grande temporada, que se estenda até abril, porque de 20 de dezembro a 10 de janeiro tem fluxo excessivo. Temos condições positivas, o Mercosul retornando, a malha aérea mais forte… nos possibilita ter temporada de verão longa. 

Focamos também em ter saúde financeira para o resto do ano, com o Centro de Eventos trazendo eventos, esperamos ter esse equilíbro. Vão ter eventos no verão, tomara que sejam bons eventos, que deem certo, torcemos por isso. Tudo isso fortalece o produto turístico Balneário Camboriú. Nos preocupamos também com as questões de infraestrutura, como água, luz e segurança, mas nos últimos anos não tivemos problemas com isso. Se conseguirmos entregar, junto com a limpeza urbana, ficará adequado”.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -