Festival Tainha Dourada exibirá 40 curtas selecionados entre 555 inscritos de vários países

Seis dias de intensa programação com premiação em três categorias e convidados especiais na abertura do evento dia 3, no Teatro Adelaide Konder

- Publicidade -
- Publicidade -

Especial: Feira é profissão: setor cresce 141% em Balneário Camboriú e movimenta até R$ 155 mil por dia

Às vésperas do Dia do Feirante, Página 3 mostra como as feiras mudaram de tamanho e de perfil em Balneário Camboriú; número de expositores passou de 51 para 123 desde 2024 e nova expansão começa pelo Bairro dos Pioneiros

Faleceu o Comandante Joaquim Francisco Rosa

Faleceu, na manhã deste sábado, aos 73 anos, o Comandante Joaquim Francisco Rosa, o piloto mais experiente das equipes...

Quase mil imóveis de Balneário Camboriú ainda precisam atualizar cadastro na Emasa

Consumidores têm até 18 de setembro para regularizar informações. Atualização é necessária para implantação da nova Nota Fiscal de Água e Saneamento Eletrônica

Leia também

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Festival de Cinema Tainha Dourada chega à sua 14ª edição, com abertura no dia 3 e programação até 8 de novembro, em Itajaí, com o tema ‘Todas as Histórias Regionais’.

As atividades serão gratuitas, distribuídas nos seis dias em todos os turnos, mas exigem inscrição prévia no site tainhadourada.com.br.

Nesta edição, o evento reforça a conexão entre o ambiente acadêmico e o mercado audiovisual, resultado da realização em parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a produtora Rockset Filmes. 

O festival exibirá 40 curtas-metragens selecionados entre 555 inscritos de vários países, nas categorias Curta Universitário (Catarinense, Nacional e Internacional), Curta Profissional Catarinense e Curta Profissional Nacional. Ao todo, serão entregues mais de 20 prêmios, entre troféus e valores em dinheiro.

Na cerimônia de abertura, dia 3, das 9h30 às 11h30, no Teatro Adelaide Konder, da Univali Itajaí, a presença da cineasta Tizuka Yamasaki, que apresentará seu longa-metragem ‘Encantados’, na sessão da tarde, seguida de um bate-papo com o público.

- Continue lendo após o anúncio -

A mostra especial ‘Peixe Grande’ trará uma seleção de longas catarinenses, com destaque para Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, Lua em Sagitário, Pequeno Segredo, O Último Filme do Meu Pai, Quando o Brasil Era Moderno, Uma Carta para Ferdinand, e Gato Galáctico e o Feitiço do Tempo.

Além das exibições, a programação contará com atividades formativas e experiências culturais em parceria com instituições e marcas, como ARRI, LUMIX Panasonic, Projeto Paradiso, B_arco, SEBRAE e a plataforma Transforma, com a presença de profissionais renomados do mercado audiovisual. 

Premiações

Divulgação

O Tainha Dourada entregará mais de 20 prêmios. Nas categorias Universitárias (Catarinense e Nacional), serão premiados os melhores em Documentário, Ficção, Animação, Roteiro, Direção, Fotografia, Áudio, Edição, Direção de Arte, Ator, Atriz e Voice Talent. 

A categoria internacional destacará o Melhor Filme Universitário Internacional. Nas categorias profissionais, o festival reconhecerá os destaques do cinema catarinense e nacional com os prêmios de Melhor Curta Catarinense e Melhor Curta Nacional.

Sobre o Tainha Dourada

Criado em 2012 pelo curso de Produção Audiovisual da Univali, o Festival Tainha Dourada consolidou-se como um dos principais eventos de cinema universitário do Sul do Brasil. 

- Continue lendo após o anúncio -

Em 2025, o festival vive um novo momento, com programação ampliada e integração entre o meio acadêmico e o setor profissional do audiovisual, fortalecendo o cinema catarinense e as histórias regionais brasileiras.

Para garantir acessibilidade e inclusão, o festival contará com recursos como legendas descritivas e palestras com intérpretes de Libras, conforme demanda. 

A programação inclui ainda ações de formação nas escolas municipais de Itajaí, incentivando desde cedo o contato com o audiovisual e o fortalecimento do cinema regional.

O 14º Festival de Cinema Tainha Dourada é viabilizado por meio do Prêmio Catarinense de Cinema 2023 – Edição Especial Lei Paulo Gustavo, promovido pelo Governo Federal, com realização da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Serviço

O quê? 14º Festival de Cinema Tainha Dourada
Quando? De 3 a 8 de novembro de 2025
Onde?  Univali – Rua Uruguai 458, Centro, Itajaí
Quanto? Gratuito, inscrições obrigatórias em tainhadourada.com.br
Instagram: @tainhadourada

- Continue lendo após o anúncio -

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas