O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das entidades responsáveis pelo Setembro Amarelo no Brasil, junto com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), com a proposta de associar o amarelo ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro, esta sexta-feira). Neste ano, o Setembro Amarelo tem como tema ‘Criando esperança por meio da ação’ [confira a programação completa no final desta matéria]. Em Balneário, na noite desta sexta o Cristo Luz e a roda gigante Big Wheel estarão iluminados de amarelo para lembrar o Dia Mundial.

Um dos membros do CVV de Balneário Camboriú (@cvvbalneariocamboriu no Instagram), André Luiz, explica que, para a entidade, o impacto que a saúde pública sofre quanto às perdas e, consequentemente sofrimento emocional e eventualmente mental, fortalece a importância de existir redes de apoio a essa demanda que cresceu consideravelmente com a pandemia.
“O CVV é uma das opções que as pessoas podem buscar para conversar e tentar aliviar a pressão do momento. O Setembro Amarelo vem para aumentar a visibilidade e engajamento social ao tema da prevenção ao suicídio, este ano com o tema ‘Criando esperança por meio da ação’, é um convite a toda sociedade a refletir e perceber que de alguma maneira pode ajudar alguém ou pedir ajuda”, explica.
André lembra que o CVV é sigiloso e quem pede por ajuda se mantém em anônimo.
“A conversa entre quem liga e o voluntário que atende têm mantido seus mais de três milhões de contatos/ano, mostrando a importância do serviço, que é essencial e urgente para os tempos atuais e a crise de saúde pública que enfrentamos”, afirma.
- Para que o CVV continue realizando o seu trabalho é preciso do apoio de voluntários. O posto de Balneário Camboriú fica na Rua 1.822, dentro da Secretaria da Pessoa Idosa. Para participar é preciso ter mais de 18 anos. Para saber mais acesse cvv.org.br ou envie e-mail para [email protected].
Saiba mais
O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (via 188, gratuito, inclusive ligação via celular), e-mail e chat 24h todos os dias. Hoje, a entidade conta com mais de 120 postos espalhados pelo Brasil, incluindo Balneário Camboriú, e conta com aproximadamente 4 mil voluntários em todo o país.
Confira a programação completa
do Setembro Amarelo do CVV de Balneário
As lives acontecem via Instagram @cvvbalneariocamboriú
- 10/09, 19h – Maira de Souza Flor (@espacoviverpsicologia), tema: O autocuidado.
- 13/09, 20h – Reginaldo Hiraoka (@reginaldo.hiraoka), tema: A fraternidade.
- 22/09, 20h – Eduardo Carvalho (@eduardo_carvalho_psicoterapia), tema: A esperança.
- 27/09, 20h – Mário Bisi (@mario.joao), tema: O papel da ciência.