- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

No início da década de 1970 o ex-prefeito Meirinho fez os primeiros estudos para o alargamento

“Despejamos três tambores de óleo com cores diferentes no Rio Camboriú, de seis em seis horas e que foram acompanhados por voos de teco-teco, contratados no aeroporto de Itajaí, pois naquele tempo não tínhamos helicópteros por aqui… tínhamos uma riqueza de estudos e planejamento e eu me sentia realizado e orgulhoso…”.

Esse relato é feito no livro “O Semeador – Vida e Obra de um Vencedor”, o romance biográfico baseado na vida do ex-prefeito Gilberto Américo Meirinho, escrito por Paulo Leme e publicado em 2010 pela Editora Taqui.

Meirinho, prefeito de Balneário Camboriú entre 1973 e 1977, foi o primeiro prefeito (com registro comprovado) a tratar do alargamento da faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú.

Numa viagem de trabalho ao Rio de Janeiro, ele estabeleceu relação com o Diretor de Obras de Carlos Lacerda (ex-governador da Guanabara, hoje Rio de Janeiro) que deu as primeiras orientações para alargar a praia de Balneário Camboriú, numa extensão de 150 a 200 metros.

Esse personagem, cujo nome não é citado no livro, teria participado dos alargamentos nos bairros cariocas  do Flamengo e Botafogo, além do Caju e Penha. 

Aparentemente, o sujeito representava interesses da empresa que estava dragando o porto de Itajaí, e prometia um alargamento de praia a preço muito mais baixo do que empresários portugueses cobraram para alargar a praia de Copacabana, obra concluída em 1971.

Com as orientações do personagem carioca e do engenheiro Colombo Machado Sales, governador biônico (nomeado pela ditadura militar) de Santa Catarina, Meirinho avançou bastante nos estudos do comportamento das correntes na enseada e, segundo ele, deixou o projeto em condições de ser executado por ser sucessor, Armando César Ghislandi, que governou Balneário Camboriú pelos seis anos seguintes, a partir de 1977 e, aparentemente, não avançou no assunto.

Trecho do livro:

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -