- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Praia chegará a 140 metros na maré baixa – Veja essa e outras perguntas e respostas

Alarga quanto?

Na maré alta serão 75 metros contados do muro de arrimo; na maré média 90 metros e na maré baixa 140 metros. 

Quem está fazendo?

Consórcio entre a belga Jan de Nul e a brasileira DTA. A Jan de Nul é tradicional nesta área da engenharia.

Quanto custa?

R$ 66.881.499,05 milhões. Só o engordamento, sem incluir a reurbanização. Este valor pode ser alterado em função de reajuste da planilha de custos e aplicação de multas por atraso. 

As árvores saem?

Não, as amendoeiras da Avenida Atlântica serão mantidas, formando uma “ilha” entre as pistas de rolamento.

O alargamento elimina a sombra causada pelos edifícios na praia?

Não, a sombra não tem solução.

Quanto demora a obra?

Como a draga atrasou 99 dias para iniciar o trabalho,  a expectativa é que em final de outubro esteja concluída a dragagem, para efetuar a desmobilização da obra em novembro.

O que é granulometria?

É o tamanho dos grãos de areia. Se eles forem maiores do que os da areia existente, o alargamento cria uma “praia de tombo”, com um degrau abrupto para os banhistas. Se os grãos forem menores, a tendência é o mar levar o aterramento embora.

Como funciona a dragagem?

A draga vai até a jazida, distante cerca de 15 Km, escava a areia para seu porão e vem, até onde o calado permite, para bombear o material até a praia. A lâmina d´água no local da dragagem tem 32m e a draga escava oito metros abaixo do nível do solo marinho.

Quanta areia a draga carrega? 

Nas condições de Balneário Camboriú, ela está carregando 13.500 m3. Isso equivale a 2.700 caminhões basculantes de 5m3.

Quantas viagens a draga faz por dia?

A ideia é que a draga faria quatro descargas por dia, mas essa performance ainda não foi atingida. A dragagem está demorando uma hora; a viagem de ida e volta à jazida, duas horas e a descarga quatro horas.

Nesse ritmo, para chegar aos 2.155.000 m3 de aterro contratados, serão necessárias 160 viagens, cerca de 44 dias contados desta sexta-feira, 27 de agosto.

Porém, dependendo das condições do mar, a draga trabalhará com menor capacidade ou nem trabalhará. Também em algum momento será preciso ir a Itajaí abastecer e essas condicionantes levam a prever que o serviço de dragagem estará concluído ao final de outubro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -