A vigésima edição da Semana do Pescado foi lançada nesta quinta-feira (31), no Bistrô do Sabor da Univali, em uma experiência gastronômica, assinada pelo chef Julio Pereira, para convidados.
A partir desta sexta-feira (1) até o próximo dia 15, diversos restaurantes da cidade estarão oferecendo pratos à base de pescado com preços promocionais.
O Bistrô do Sabor, restaurante escola da Univali, é um dos participantes e o prato principal do menu feito especialmente para a Semana do Pescado, terá a corvina em sua composição.
“Sempre mantemos opções com pescado em nosso cardápio e ficamos muito felizes em participar deste evento. Esse menu que montamos mostra como é possível elaborar um prato sofisticado com um peixe nosso, com custo benefício excelente e com muito sabor”, explica o chef Julio Pereira.
“Busquei colocar a minha essência na criação deste prato que traz um pouco do que a nossa região mais produz”, explica.
A Semana do Pescado começou há 20 anos e acontece em todo o território nacional.
“Comer peixe faz parte da nossa cultura. Seja nas vendas diretas ao consumidor ou através do setor gastronômico, nossa intenção é promover o consumo de pescado, proteína animal extremamente saudável e nutritiva”, frisa o presidente do SINDIPI, Agnaldo Hilton dos Santos.
A corvina está entre os três pescados mais capturados no estado de Santa Catarina. Apenas no ano passado, foram capturados 20.542 toneladas, sendo 8.666 toneladas pela pesca industrial e 11.876 toneladas pela artesanal, segundo dados do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina – PMAP-SC, realizado pela Univali.
Aqui tem Semana do Pescado
Para identificar os restaurantes que participam da campanha, um cartaz será afixado em frente aos estabelecimentos. A lista dos restaurantes também estará disponível nas redes sociais do SINDIPI. As promoções abrangem desde os pratos mais simples aos mais sofisticados.
“A intenção é que possamos ampliar essa ação para que mais restaurantes participem deste movimento nos próximos anos. Incentivar o consumo de pescado é incentivar a economia da nossa região, que é hoje o maior polo pesqueiro industrial do Brasil”, afirma o presidente do SINDIPI.
A campanha é uma realização do SINDIPI, em parceria com a Univali, a Prefeitura Municipal, a ACII e o Convention & Visitors Bureau.
fonte: Assessoria Comunicação/Sindipi