Trabalhadores que desejam atuar como vendedores ambulantes na temporada de verão em Balneário Camboriú tem uma semana para se credenciar, de acordo com o edital n° 011/2022, lançado nesta quarta-feira (23) pela prefeitura. A inscrição deverá ser efetuada, até às 23h do próximo dia 29, por meio da plataforma 1Doc, disponível no site da prefeitura (https://www.bc.sc.gov.br) ou presencialmente, direto na prefeitura.
Vale lembrar que, após o cancelamento do sorteio de vagas, foi aprovado um projeto de lei na Câmara que mudou algumas regras no que diz respeito aos vendedores ambulantes (relembre aqui).
Segundo o diretor da Fiscalização, Artur Gayer, o número de ambulantes em Balneário pode agora chegar até 500, dependendo da demanda — antigamente eram 320, sendo que agora há 14 atividades liberadas (incluiu-se pipoca em embalagem lacrada e trufas).
“Vejo que são pessoas que já se dedicaram muito para Balneário, muitos atuam há anos e, por isso, estamos tendo um cuidado muito grande, assim como estamos bem recebendo os novos”, diz Artur.
O diretor aponta que se credenciarem 421 ambulantes (número estipulado para essa temporada), desde que tenham os documentos exigidos (confira a lista no final da matéria) e estejam aptos ao trabalho, ganharão alvará; mas se ultrapassar esse número, irão selecionar os ambulantes por pontuação, que seguirá critérios como tempo de alvará e cursos de aperfeiçoamento.
Artur espera uma grande procura, somente na manhã desta quarta-feira, primeiro dia de credenciamento, 40 ‘candidatos’ foram até a prefeitura, fora quem opta por se inscrever online.
“Eles estavam ansiosos para sair o edital e ainda muitos têm dúvidas, por isso oriento que leiam tudo, que cuidem e tragam todos os documentos que estamos exigindo, para assim não perderem tempo e nem correrem o risco se perderem suas vagas. Esperamos preencher as 421 vagas estipuladas segundo demanda, com expectativa de ter uma temporada muito boa e bonita”, completa.
Documentos exigidos
Candidatos precisam apresentar a seguinte documentação: documento de identidade válido, com foto, CPF, Comprovante de residência dos últimos 3 meses – em caso de não possuir comprovante em seu nome, deve apresentar o comprovante de residência e uma declaração de residência firmada pelo titular do comprovante ou contrato de locação, carteira ou atestado de saúde; 01 (uma) foto 3×4 atual; prova de regularidade com a Fazenda Municipal de Balneário Camboriú da Pessoa Física, e demais requisitos que podem ser encontrados no edital (clique aqui).