Balneário Camboriú foi a cidade que mais perdeu empregos em Santa Catarina neste ano, dentre as maiores cidades catarinenses e na proporção das respectivas populações.
Foram fechadas 4.096 vagas formais até o final de outubro, uma queda de 8,6% do estoque no início do ano.
É um reflexo direto da pandemia que afetou a principal atividade econômica da cidade, o turismo.
Outras cidades turística seriamente afetadas no Estado foram Florianópolis e Itapema, mas com impacto menor quando levado em conta o tamanho da população e o estoque de empregos em janeiro.
Embora pequena e com baixo estoque de empregos, Bombinhas teve o seu mercado de trabalho arrasado, perdendo quase 20% das vagas.
Há cinco meses o Estado de Santa Catarina vem apresentando resultados positivos na criação de empregos, mas o litoral depende do turismo e turismo não combina com pandemia.
O litoral insistiu em tentar reabrir totalmente a economia e perdeu a guerra para a covid-19, chegando na primeira semana de dezembro com com risco de transmissão gravíssima o que repele turistas em vez de atraí-los.
No acumulado do ano de 2020 até o final de outubro, Santa Catarina registrou saldo de quase 30.000 empregos formais que apesar de positivo é o pior nos últimos três anos.