Entre as 27 indicações previamente discutidas e aprovadas pelos vereadores mirins, na sessão desta quinta-feira (18), (leia a relação completa aqui), as bibliotecas públicas ganharam destaque, principalmente com relação ao acesso à leitura e o funcionamento das mesmas.
A vereadora Isabele Avelar (Colégio Margirus), sugeriu ao prefeito que promova uma campanha para a estimulação do uso da Biblioteca Municipal de Balneário Camboriú em parceria com as escolas do município.
“A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares e na sociedade de modo geral, por isso, acredito que a biblioteca possa resgatar o hábito de leitura dos jovens de hoje”, solicitou.
Taisa Monteiro (CEM Taquaras) pediu que seja feita uma reforma na biblioteca do CEM Taquaras, porque o espaço segundo ela, “não é de acesso livre a todos os alunos, por não ter estrutura no local”.
Cecília Balbinot (Colégio Áster COC), sugeriu ao prefeito que uma biblioteca pública virtual de Balneário Camboriú seja criada, disponibilizando os livros do acervo em uma versão digital.
O coordenador da Câmara Mirim, Márcio Gonçalves disse que é importante os jovens legisladores direcionarem o olhar para a educação, através dos livros, das bibliotecas.
“Infelizmente muitas caíram em desuso pela comunidade, talvez por falta de divulgação, de promoção destes espaços. Importante a ideia de movimentar mais a biblioteca municipal, um espaço recém reformado, e buscar essa maior interação com a escola, desenvolvendo projetos para dinamizar o espaço. Outra indicação está propondo uma ideia de criar uma biblioteca virtual, porque os jovens hoje estão mais inseridos na tecnologia, então se tivesse uma biblioteca virtual, seria um ganho e uma grande inovação para a cidade”, disse Márcio.