- Publicidade -
- Publicidade -
19.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Pessoas mais vulneráveis receberam a vacina que oferece a menor proteção

As pessoas mais vulneráveis à Covid-19 em Balneário Camboriú, foram vacinadas com o imunizante menos eficaz, Coronavac, situação que se repetiu em todo o Brasil, principalmente porque o governo federal ignorou repetidas ofertas de Pfizer, a vacina que oferece a melhor proteção.

É concreta a afirmativa, como está sendo desnudado na CPI da Covid, que a negligência do Presidente da República na aquisição de vacinas custou ao país centenas de milhares de vidas.

A “melhor” vacina é a da Pfizer, com até 95% de eficácia; contra até 82,4 da AstraZeneca e 50,38% de eficácia geral da Coronavac. 

- Publicidade -

Além disso, Pfizer e AstraZeneca são mais eficazes que a Coronavac já com a primeira dose, o que é relevante numa pandemia. 

A vacinação em Balneário Camboriú iniciou em 19 de janeiro deste ano, pelos grupos que tratavam diretamente com a doença: os profissionais de saúde das UTIs e demais envolvidos no atendimento a pacientes, equipes do Samu, pessoal das instituições dos idosos e os próprios vacinadores.

Todos receberam a Coronavac, a vacina menos eficaz, incluindo os idosos em abrigos especializados.

Em 25 de janeiro chegaram 1.090 doses da vacina AstraZeneca, mais eficaz, mas essa quantidade seria suficiente para imunizar apenas 545 pessoas. 

Demoraria mais três meses para que novas doses de AstraZeneca chegassem à cidade e quatro meses para receber as primeiras remessas da Pfizer, a mais eficaz e mesmo assim, até hoje, em pequena quantidade.

Apenas 1.505 pessoas em Balneário Camboriú receberam a melhor vacina.

O epidemiologista Ricardo Zimmermann disse que é complicado falar do assunto porque foi politizado, mas apesar de concordar que a Coronavac é a menos eficaz, destacou que em uma pandemia o importante é vacinar usando o que estiver disponível.

- Publicidade -

Segundo esse epidemiologista, o efeito da imunização é visível nos hospitais, com a redução de casos graves e mortes entre pessoas vacinadas.

NOVA VACINAÇÃO

Até esta sexta-feira, 11, Balneário Camboriú vacinou apenas 17% da sua população adulta porque não há doses disponíveis e ninguém sabe, já que a doença é nova, se as pessoas imunizadas neste ano, precisarão de nova imunização em 2022.

De concreto existe o fato que a cidade permanece há várias semanas em estado gravíssimo para transmissão da Covid (um Mapa de Risco atualizado será divulgado nas próximas horas); existem 308 pessoas em tratamento e a UTI anexa ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, continua lotada, com apenas dois leitos disponíveis.

CUIDE-SE

Essa realidade é mais um bom motivo para que as pessoas, mesmo vacinadas, continuem mantendo cuidados como uso de máscara, higienizar constantemente as mãos e evitar aglomerações.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -