- Publicidade -
- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Retrospectiva – Em 2022, Secretaria de Obras de Balneário Camboriú fez mais de 7 mil km de drenagem urbana

Uma das secretarias mais importantes é a de Obras, responsável por requalificar ruas, fazer a manutenção e até limpeza dos locais pichados por vândalos pela cidade, além de acompanhar o plantio dos canteiros floridos espalhados por Balneário Camboriú. 

Requalificação: em 2022 foram 21.403 km (Divulgação/PMBC)

A última Retrospectiva de 2022 do Página 3 é com o secretário de Obras da cidade, Osmar de Souza Nunes Filho, o Mazoca, figura conhecida por sua atuação no município, tanto no Turismo como nos últimos anos, na pasta de Obras. Acompanhe abaixo.

2022: um total de 7.457 km de drenagem urbana

Segundo Mazoca, a Secretaria de Obras tem como objetivo desempenhar os serviços urbanos relacionados diretamente a infraestrutura e manutenção, além de trabalhos de drenagem.

- Publicidade -
O secretário Mazoca (Divulgação/PMBC)

“Temos como resultado na gestão, do ano de 2019 até o final de 2022, foram realizados 24.388 km, sendo somente no ano de 2022 um total de 7.457 km de drenagem urbana”, diz.

Pavimentação também

Outro exemplo dos serviços desempenhados pela Secretaria de Obras é a requalificação asfáltica, que desde 2017 até agora, atingiu um total de 132.319 km de vias pavimentadas, alcançando em 2022 uma metragem de 21.403 km. 

Drenagem entre as principais obras de 2022 (DivulgaçãoPMBC)

“Sendo de responsabilidade da secretaria a manutenção e limpeza das bocas de lobos,  a cidade apresenta 11.850 unidades no total, o qual foram completamente limpas no ano de 2022, minimizando muito os problemas de alagamentos causados pelas chuvas excessivas, com essa limpeza constante, os impactos na cidade foram minimizados”, acrescenta.

Quase 12 mil bocas de lobo limpas ano passado (Divulgação/PMBC)

Flores e atendimento aos moradores 

Mazoca ressalta também a nova etapa paisagística de Balneário Camboriú, que vem ‘revigorando e embelezando’ o município. 

São mais de 300 canteiros e jardins espalhados pela cidade. A prefeitura investe anualmente aproximadamente R$ 6,1 milhões na manutenção e cuidados com as flores, que agora são terceirizadas através da empresa Ambiental.

“Assim como o atendimento à comunidade que alcançou 2.620 ordens de serviços concluídas o qual corresponde a 79% das solicitações do ano de 2022. As principais obras realizadas no ano de 2022 foram relacionadas à drenagem, pavimentação e manutenção, que são as atribuições desta Secretaria”, comenta.

Volumosos: mais de 130 mil coletas em 2022

Ano passado, mais de 130 mil coletas de volumosos (Divulgação/PMBC)

Uma das principais solicitações da comunidade é o recolhimento de volumosos (como móveis velhos, restos de poda e de madeira, fogões/geladeiras, pequenas sobras de construção civil com até 1m³, etc). 

- Publicidade -

Desde 2019, a Secretaria de Obras ampliou esse serviço, em parceria com a Ambiental. De 2019 até meados de 2022, haviam sido recolhidos mais de 80.000 m3 de resíduos volumosos, o que equivale a sete mil caminhões caçambas (em 2022 ultrapassou a marca de 130 mil coletas). 

Essa coleta é feita uma vez na semana, em cada bairro, das 6h às 14h (o material deve ser colocado na calçada somente na noite anterior, em frente à residência).

2023: continuidade dos trabalhos, pensando no futuro

Para 2023, o secretário antecipa que foi estipulado dar continuidade às obras de drenagem na cidade, visando sempre a melhoria e os benefícios futuros. 

“Com relação aos atenuantes relacionados às chuvas, assim como, prosseguir com as requalificações asfálticas, estimando um total de 25 km de vias pavimentadas”, completa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -