A 23a.Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) iniciou nesta segunda-feira (12) em todo o país, mas com prioridades diferentes esse ano, por determinação do Ministério da Saúde. A vacina contra gripe está sempre mais associada a idosos e normalmente inicia com eles. Este ano, os maiores de 60 só serão vacinados de 11 de maio a 8 de junho, na segunda etapa da campanha.
Antes deles, a partir de hoje, serão imunizadas as crianças de 6 meses até 5 anos, povos indígenas, gestantes e puérperas. Até 10 de maio.
A terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, vai vacinar pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população carcerária, adolescentes e jovens com medidas socioeducativas.
Avisos
- As pessoas que apresentarem febre, dor no corpo e falta de ar não podem tomar a vacina contra gripe.
- A pessoa que testou positivo para Covid 19 precisa esperar 30 dias, sem sintomas, para receber a vacina contra gripe.
- A pessoa que foi imunizada contra Covid 19 precisa esperar no mínimo 15 dias – após a segunda dose, para receber a vacina contra gripe.
Onde vacinar
Posto Central, Rua 1500 – 8h às 17h
Demais unidades de saúde: 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Gestantes também poderão receber a vacina no Drive-Thru, no estacionamento do colégio Ivo Silveira – 8h às 17h.
Todos devem levar carteira de vacinação e documento com foto.
A vacina
A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.
Prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Medidas simples podem evitar a doença: utilizar a máscara; manter distanciamento social; lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.